quarta-feira, 27 de julho de 2011

Chuva retorna forte no Sul

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climatológicos (Cptec) emitiu um alerta para áreas do sul do país , onde o avanço de áreas de instabilidade pela Argentina, podem trazer tempo severo.





Estado de Atenção

Hoje (26/07) ocorrerá chuva forte no centro, norte, leste e nordeste do RS (incluindo a capital), grande parte de SC (com menor chance no meio-oeste) e com menores chances no leste do PR.


As pancadas de chuvas nestas áreas serão de forma rápida, mas com alto potencial de destruição. Não se descarta a ocorrência de granizo nas áreas de aviso do RS e no centro-leste de SC.


Na quarta-feira (27/07) as chuvas fortes se concentrarão sobre o oeste e centro-norte do RS, centro-oeste de SC e sudoeste do PR.



Fonte : Cptec/Inpe

Rajadas de vento de quase 100km/h.

A aproximação de uma frente fria provocou ventos fortes na manhã desta terça-feira (26/07) em algumas cidades do RS. Em Santa Maria houve registro de chuva forte no aeroporto da cidade por volta das 7h da manhã e rajadas de vento de 88,5 km/h, na estação meteorológica da RBS. Porto Alegre amanheceu com 11ºC, mas os ventos do quadrante norte fizeram a temperatura subir 12ºC em apenas 3 horas, sendo 7ºC apenas em uma única hora. Rajadas de vento também foram registradas nas cidades de Bagé e Quarai, com 65 km/h, em Dom Pedrito com 62 km/h, em Jaguarão com 60 km/h, em Santana do Livramento com 72 km/h, São Gabriel com 50 km/h e em Uruguaiana com 45 km/h. Nos estados de SC e PR, rajadas de vento foram reportadas, entre o final da manhã e início desta tarde. Em Chapecó, no oeste de SC por volta das 12 horas à magnitude das rajadas atingiram os 48 km/h, e às 11 horas (local) em Maringá (PR) a intensidade das rajadas de vento atingiu os 59 km/h, e de 35 km/h às 13 horas. Na capital, Curitiba, as rajadas de vento às 13 horas eram de aproximadamente 35 km/h. Além dos ventos fortes houve intensa atividade elétrica em áreas do RS. Ao longo desta terça-feira a frente fria deslocará rapidamente pelo estado do RS, porém com alto potencial de destruição devido a sua intensidade.



Na quarta-feira (27/07) as chuvas fortes se concentrarão sobre o oeste e centro-norte do RS, centro-oeste de SC e sudoeste do PR.


Fonte : Cptec/Inpe

terça-feira, 26 de julho de 2011

Tempestade severa em Buenos Aires

Com o avanço da frente fria para o norte, tempestades se formaram em uma linha que causou danos em varias cidades da Argentina. Os ventos passaram de 90km/h e houve queda de granizo de até 5cm de diâmetro na região de Buenos Aires.

Mais informações: http://tormentasdebuenosaires.blogspot.com/

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Chuva forte em parte do Sul do país

Estado de Atenção
Amanhã (26/07) deverá ocorrer chuva forte, de forma isolada em grande parte do RS (incluindo a capital e com menores chances no sudeste do estado), em grande parte de SC (incluindo a capital e com menores chances no nordeste do estado) e no extremo sudoeste do PR. 

GPT 

Em situações de risco consulte a Defesa Civil.Defesa Civil

Fonte: CPTEC

Existe a possibilidade de tempo severo no Rio Grande do Sul amanhã. Hoje varias cidades na Argentina, incluindo a capital Buenos Aires foram atingidas por tempo severo. Relatos indicam que houva queda de granizo de até 5cm de diâmetro. Relatos de tornados estão sendo analizados pelo SMN.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ventos causam danos em Santa Catarina

Solange Spigliatti - estadão.com.br
SÃO PAULO - A frente fria que atingiu a região sul do país entre a noite desta quarta-feira, 20, e madrugada de hoje, provocou temporais acompanhados de ventos fortes em Santa Catarina.
Em Campos Novos, os ventos chegaram a 127km/h na noite de ontem e a 155km/h em Curitibanos na madrugada desta quinta, causando destelhamento em boa parte das cidades, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram).
O vendaval foi provocado pela formação e o deslocamento de uma frente fria pelo estado, que atingiu especialmente as regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,com-frente-fria-ventos-chegam-a-155-kmh-em-santa-catarina,748066,0.htm



Imagens de satelite das tempestades

Terminal rodoviario de Curitibanos (Foto: Prefeitura)

Frio retorna ao Sul do Brasil

Após a atuação de uma frente fria no decorrer da quarta-feira (20/07) que provocou acumulados de chuva, que no período de 24 horas foram superiores aos 100 mm nas cidades de: Santo Augusto, Santa Rosa, Bento Gonçalves e Soledade representando 80% da chuva esperada para todo mês de Julho, a incursão de uma massa de ar frio causou forte queda da temperatura. Em Quarai, no oeste do Rio Grande do Sul, os termômetros marcaram 0,1°C (5 horas). Entretanto, os ventos fortes deixaram a sensação térmica em torno dos -7°C em Urubici (temperatura do ar 0,4ºC), na serra catarinense e de -5°C em São José dos Ausentes, na serra gaúcha. No Paraná, a temperatura também foi baixa, principalmente no centro-oeste e sul do estado, na cidade de General Carneiro a mínima foi de 4ºC. Nos próximos dias esta massa de ar frio garantirá temperaturas mais baixas em áreas do RS e de SC, inclusive amanhã (23/07) a previsão é de geadas, principalmente no RS, conforme prognóstico de geadas abaixo.






Fonte : Cptec/Inpe


Chuva forte e de tempestades no PR, SP e MS

O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) emitiu um alerta para a chance de tempestades e de chuva forte para áreas de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Ainda segundo o Cptec a chance de temporais é favorável com o avanço de uma frente fria sobre a região.
-----
Estado de Atenção

Hoje (22/07) haverá chance de chuva forte em áreas do oeste de SP e no centro-norte e leste do MS (incluindo a capital Campo Grande).

No sábado (23/07) ainda haverá chance de chuva forte de forma localizada no leste do MS, oeste de SP e com menor chance no norte do PR.

Fonte : Cptec/ Inpe

sábado, 16 de julho de 2011

Chuva localmente forte em parte do RS, de SC e do PR

O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) divulgou um aviso para chuvas fortes e possibilidade de tempo severo, para áreas do Sul do Brasil. As condições favoraveis para a formação de tempestades devem continuar sobre o Sul do Brasil até Domingo, quando a frente fria avança em direção ao Sudeste, com menos força.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Chuva forte deve continuar no Nordeste

O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climaticos) divulgou um alerta para chuvas fortes no litoral do Nordeste, com base na analise feita por seus meteorologistas do modelo utilizado pelo instituto (ETA20).

Antes de chuva no RS, chuva no Rio da Prata

Forte áreas de instabilidade se encontram sobre a região central do Uruguai e sobre a Argentina. A instabilidade é resultante de uma frente fria que segue semi-estacionária sobre o Uruguai e Rio Grande do Sul.
O Sistema Meteorológico Argentino emitiu alertas para tempestades fortes com rajadas de vento e ocasional queda de granizo nas províncias de Entre Rios e de Buenos Aires.
Para amanhã a frente fria avança para o norte e o Cptec emitiu alerta para chuva forte e temporais sobre o Rio Grande do Sul.

Fonte : Cptec/Inpe , Inmet , SMN-ARG

Chuvas intensas no litoral do Nordeste e sul do RS

O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) alerta para chuvas intensas no litoral leste do Rio Grande do Norte e litoral da Paraíba hoje, 15/07. As previsões do modelo ETA-20, rodado pelo próprio CPTEC, confirmam as tendências, mas coloca em alerta também o litoral de Pernambuco:


Segundo o mesmo modelo, esta região deverá enfrentar novamente chuvas intensas e contínuas nos dias 20 e 21.

Passando a outro extremo do país, o alerta de chuvas fortes vai para o RS:

Estado de Atenção

Hoje(14/07) ocorrerá chuva forte localizada no oeste e no centro e nordeste do RS (incluindo a Capital Porto Alegre).
Amanhã(15/07) a chuva forte deverá se concentrar no extremo sul do RS, principalmente na fronteira com o Uruguai.

No sábado (16/07) ainda ocorrerá chuva forte localizada no oeste e centro-sul do RS.

GPT
Em situações de risco consulte a Defesa Civil.
Defesa Civil
Fonte: CPTEC/INPE.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Chuva forte localizada em parte do RS

Estado de Atenção

Hoje(14/07) ocorrerá chuva forte localizada no oeste e no centro e nordeste do RS (incluindo a Capital Porto Alegre). 


Amanhã(15/07) a chuva forte deverá se concentrar no extremo sul do RS, principalmente na fronteira com o Uruguai. 

Chuva localmente forte em parte do RS e de SC

Estado de Atenção

Hoje (13/07) a chuva forte será mais generalizada e deverá se concentrar entre o extremo norte e noroeste do RS e no centro-oeste, sul e sudeste de SC (planalto sul e litoral sul e laguna). 
Neste dia espera-se acumulados diários de chuva superiores aos 60 mm em algumas localidades do centro-norte e nordeste do RS e no sudeste de SC (planalto sul e litoral sul e laguna). 

terça-feira, 12 de julho de 2011

Analise Sinotica

Na análise da carta sinótica de superfície das 12Z  de hoje (12/07), observa-se uma 
frente estacionária sobre o Atlântico, na altura de SC. A alta pós-frontal tem núcleo pontual de 
1030 hPa centrada em 41S/39W. Outra frente fria pode ser vista no Atlântico com o ramo frio 
sobre o extremo sul da Província de Buenos Aires. 

Umidade relativa do ar baixa em parte do Brasil

Estado de Atenção

Hoje (12/07) a umidade relativa do ar estará inferior aos 30% sobre algumas localidades do oeste e centro-norte e cone leste de SP (incluindo a região do Vale do Paraíba), MS, Triângulo Mineiro, oeste ,noroeste e sul de MG, centro-sul do RJ, GO, DF, MT, sul do PI e do MA, TO, leste de RO e sudeste do PA. 

Amanhã (13/07) a umidade relativa do ar estará inferior aos 30% sobre algumas localidades de MS, oeste e centro-norte de SP, Triângulo Mineiro, oeste, sul e noroeste de MG, RJ, GO, DF, TO, sul do PI e do MA, MT e sudeste do PA. 

Esta situação crítica deverá persistir pelo menos até segunda-feira (18/07). 

GPT 

Em situações de risco consulte a Defesa Civil.
Defesa Civil


Fonte: INPE/CPTEC

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Chuva forte localizada em parte do Nordeste

Estado de Atenção

Existe a possibilidade de precipitação com acumulados significativos a partir da noite 
do dia 11 de Julho, estendendo-se a todo o dia 12, do litoral norte de Alagoas ao litoral leste do Ceará. No estado de Pernambuco os acumulados serão mais expressivos no Litoral e Mata Norte. Este quadro é favorecido pela atuação de ventos úmidos do oceano, situação característica da região. A previsão é que ao longo dos próximos dias estes ventos continuem contribuindo, principalmente, para acumulados significativos de chuva em áreas da costa do Nordeste.

Em situações de risco consulte a Defesa Civil.
Defesa Civil


Fonte: INPE/CPTEC