quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Calor no sul antes de frente fria

Uma nova frente fria está sendo antecedida por bastante calor no Rio Grande do Sul, sendo que grande parte das cidades do estado estão com mais de 30ºC.

O sistema que está sobre o Rio da Prata avança apartir de hoje para norte. Mas a máxima atividade frontal sobre o sul do Brasil é esperada para amanhã, apartir da tarde,  que fez com que o Cptec publicasse um alerta para temporais:
------------------------------------------------------------
Estado de Atenção

A partir da madrugada de amanhã (30/09) ocorrerá chuva forte localizada no litoral sul, região da Campanha e oeste do RS (Vale do Uruguai). No decorrer do período a chuva forte deverá atingir o centro do Estado gaúcho, podendo afetar a capital Porto Alegre.

No sábado (01/10) os temporais deverão afetar o centro-norte e oeste do RS, grande parte de SC, no sul e sudoeste do PR, no sul e oeste de MS e no sudoeste e oeste de MT. No decorrer do período a intensidade da chuva diminuirá no centro-sul do RS.

No sábado (01/10) os temporais deverão atingir todo Estado gaúcho. No decorrer do dia a intensidade das chuvas diminuirão no centro-sul do Estado.

A chuva forte virá acompanhada de abundantes descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Não se descarta a ocorrência de fenômenos meteorológicos ainda mais severos em algumas localidades da área afetada por este aviso

-----------------------------------------------------------------

O Alerta também vem da NOAA (Serviço Meteorológico Americano) que indica a chance de tempo severo no Uruguai, sul do Brasil, Paraguai, centro argentino e num segundo momento no Mato Grosso do Sul e na Bolívia.
-------------------------------------------------------------------

Alerta da NOAA:

NOTE: THE MODEL GUIDANCE SHOWS SLIGHT RISK OF SEVERE CONVECTION
OVER MID SECTIONS OF SOUTH AMERICA ON DAYS 02-03. ON DAY 02 THIS
WILL CONCENTRATE OVER CHACO ARGENTINO/CORRIENTES-SOUTHEAST
PARAGUAY-NORTHERN URUGUAY AND RIO GRANDE DO SUL IN BRASIL. ON DAY
03...THE FOCUS IS GOING TO BE OVER CENTRAL/NORTHWEST PARAGUAY-
MATO GROSSO DO SUL IN BRASIL AND SANTA CRUZ IN EASTERN BOLIVIA.
--------------------------------------------------------------------

Fonte : Cptec/Inpe, NOAA

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Pequena frente de rajada em Araraquara

Uma pequena frente de rajada associada com o deslocamento de uma frente fria no litoral do sudeste avançou sobre a região central do estado de São Paulo hoje a tarde. A frente produziu ventos fracos e veio acompanhada de chuva rapida moderada em algumas localidades.



sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Estado de alerta no sul, chance de tempestades fortes

Uma frente fria se forma entre esta sexta (16) e o sábado (17), o sistema avança sobre o Rio Grande do Sul sobre grande alerta da meteorologia brasileira e inclusive de órgãos exteriores, devido a possibilida de altos acumulados de chuva e potencial de tempo severo.



sábado, 10 de setembro de 2011

Inundações em Santa Catarina

Após causar chuvas intensas e constantes no meio da semana em Santa Catarina, a frente estacionaria passou a se mover para o norte, tornando-se uma frente fria que poderá causar chuvas nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso.
Com a movimentação da frente a nebulosidade diminuiu sobre Santa Catarina, permitindo que os satelites que carregam o sensor MODIS de alta resolução (Satelites Aqua e Terra) registrassem imagens das áreas afetadas do estado.
Comparando as imagens do dia 02 de Agosto e 10 de Agosto, respectivamente, é possivel observar as mudanças causadas pelo alto volume de chuvas, tanto na vegetação como nos rios que passam pela região.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Chuvas em Santa Catarina (atualização)

A pedido, a NASA nos enviou imagens capturadas pelo satelite de medição de precipitação TRMM. As imagens mostram em maior definição o volume das chuvas que atingiram o estado de Santa Catarina nessa semana.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Chuvas fortes causam inundações em Santa Catarina #chuvaemsc

Chuvas fortes e continuas causadas por uma frente estacionaria sobre Santa Catarina e Paraná provocam inundações e aumento alarmante dos niveis de varios rios na região.
Segundo o CPTEC:

Uma frente estacionária vem causando acumulados significativos de chuva nos estado de SC e PR. Nas últimas 24 horas, a chuva acumulada chegou aos 108 mm em São José, região Metropolitana de Florianópolis, a 107 mm em Novo Horizonte, 91 mm em Curitibanos, 90 mm em Caçador, 88 mm em Ituporanga, 82 mm em Urubici (serra catarinense), 80 mm em Dionísio Cerqueiro e a 77 mm na região de Itajaí. Na capital Florianópolis, os acumulados entre 9 horas de ontem (07/09) e 9 horas de hoje (08/09) somavam 97,4 mm, sendo que a média normal para o mês de setembro é de 92,5 mm (Inmet) e em Campos Novos os acumulados neste mesmo período chegavam aos 98 mm.
No estado do PR, a chuva também foi bastante volumosa, com acumulados nas últimas 24 horas chegando aos 90 mm em Clevelândia e aos 65 mm em Planalto. Em Foz do Iguaçu o volume de chuva chegou aos 50 mm.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Chance de tempo severo no Sul do Brasil

As proximas 48 horas devem ser de atenção nos estados da região Sul do Brasil, principalmente Santa Catarina e Paraná, na região da Serra do Mar.
O GPT (Grupo de Previsão de Tempestades) emitiu um alerta no site do CPTEC para o risco de acumulados superiores a 80mm em algumas regiões. Essas fortes chuvas podem causar inundações e deslizamentos de terra em áreas de risco.

Aviso Meteorológico Especial

Durante esta quarta-feira (07/09) ocorrerá chuva intensa sobre grande parte de SC, no extremo sul, sudoeste e oeste do PR e no extremo sul de MS e faixa norte do RS (áreas do Vale do Uruguai e do Planalto). Além de intensa, ainda há chance de acumulado significativo de chuva nestas áreas.


Na quinta-feira (08/09) ainda deverá chover de forma intensa sobre grande parte parte de SC, no sul, oeste e sudoeste do PR e áreas do Planalto e do Vale do Uruguai no RS. Os volumes de chuva esperados para o centro-leste de SC ainda serão significativos.


Ressalta-se que nas próximas 48 hs os acumulados de chuva serão significativos em várias localidades de SC, principalmente sobre a região do Vale do Itajaí. Os acumulados de chuva esperados para as próximas 48 hs ultrapassarão os 80 mm em algumas localidades do centro-leste de SC.
GPT 

As tempestades poderão vir acompanhadas de granizo e ventos fortes, e há uma pequena chance de ocorrencia de tornado, segundo o NCEP/NOAA.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Tempestadas causam queda de granizo no estado de São Paulo

Ontem, 31 de Agosto, tempestades orientadas em linha, mas relativamente isoladas, provocaram estragos em alguns municipios paulistas. As tempestades vieram acompanhadas de ventos fortes e algumas cidades registraram granizo.
As tempestades foram provocadas pelo avanço de uma frente fria que se formou na Argentina no fim de semana e provocou estragos no sul do Brasil.

Foto: De olho no tempo