domingo, 30 de outubro de 2011

Tempo Severo dia 29/10/2011

Como os modelos de previsão indicavam, no sábado ouve uma onda de tempo severo no Paraná, que também atingiu Umuarama mas com menor intensidade do que em outras cidades onde houve destelhamentos, árvores arrancadas e até mesmo uma morte causada pelo desabamento de um restaurante.
Estas são algumas fotos da aproximação da chuva.





Pode não parecer muito, mas este é o maior granizo que eu me lembro de ter visto, era um pouco maior que uma moeda de R$0,10, felizmente foi em pequena quantidade.

sábado, 29 de outubro de 2011

Tempestades Severas no Centro-Sul

A partir de hoje, os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo poderão ser atingidos por fortes tempestades, causadas pela combinação entre altos indices de instabilidade e um cavado que atua como mecanismo de levantamento. O WRF mostra que o indice MUCAPE pode passar de 3000j/kg, o que favorece a formação de tempestades muito fortes. A combinação deste indice com outros, mostra uma alta chance de formação de granizo de tamanho consideravel e ventos fortes. A ocorrencia de tornados é possivel nos 3 estados.


Trexos do alerta emitido pelo CPTEC:
Nas áreas em aviso na Região Sudeste, ressalta-se que o desenvolvimento de temporais é com alta chance de granizo e fortes rajadas de vento. Entre centro-oeste do PR e centro-sul de MS, os volumes de chuva deverão ser expressivos, podendo passar dos 80 mm em 24h de forma isolada. 

Os radares do Ipmet (Instituto de Pesquisas Meteorologicas) em Presidente Prudente e Bauru, ja mostram a atuação de tempestades severas com potencial para granizo e ventos fortes em diversas áreas dos estados em alerta:




terça-feira, 25 de outubro de 2011

Linha de instabilidade em São Paulo

Uma linha de instabilidade se formou no estado do Paraná ontem a noite e avançou para os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Varias cidades registraram danos causados pelos ventos e em alguns locais houve registro de granizo e inundações.


IR Realçada (CPTEC/INPE)

domingo, 16 de outubro de 2011

Tempestades em São Paulo

Ainda sob influencia de uma ZCAS (Zona de Convergencia do Atlantico Sul), o estado de São Paulo registrou mais um dia de tempestades que se formaram a tarde com o acumulo de calor e umidade.
Em Araraquara, interior de São Paulo, varias tempestades trouxeram chuva moderada e ventos leves.

Fotos e video:



sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Tempestades em São Paulo

Na madrugada de sexta (14) um sistema multicelular avançou do Paraná e Mato Grosso do Sul para o estado de São Paulo, causando chuva e ventos fortes e queda de granizo nos estados atingidos.

Fonte: CPTEC/DSA

A frente de rajada que acompanhou as tempestades foi registrada na madrugada em Araraquara, SP, com muitas descargas eletricas, que eram visiveis a mais de 50km de distância.





quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Linha de instabilidade em São Paulo

Na madrugada de quarta (12) para quinta (13) uma linha de instabilidade se formou em um sistema multicelular e avançou do Mato Grosso do Sul para o leste, atingindo toda faixa central do estado de São Paulo.

Fonte: Somar Meteorologia


Em Araraquara, SP, foi possivel registrar as descargas eletricas que o sistema produziu ao avançar pelo estado, e a frente de rajada, que foi iluminada pelas luzes da cidade:





quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Tempo severo por todo o Brasil

O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climaticos) e o GPT (Grupo de Previsão do Tempo) alertam que grande parte do territorio brasileiro pode ser atingido por tempo severo hoje (12) e amanhã (13).
Os mapas de alerta para tempestades fortes, acompanhadas de ventos fortes, granizo e até tornados cobrem grande parte do Sudeste, Centro Oeste, Norte e Sul do pais.




O CPTEC também publicou alertas por escrito em seu site:

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Tempestades em São Paulo

Tempestades se formaram em varias áreas do estado de São Paulo nessa terça-feira (11) influenciadas por um canal de umidade em baixos niveis e uma área de alta pressão em altos niveis sobre o estado do Mato Grosso, que causa divergencia em altos niveis em todo o Centro Oeste, Sudeste e Norte do Brasil.
As tempestades vieram acompanhadas de chuva forte e ventos fortes. Ainda não há relatos de granizo.

Imagem do satelite Goes 12 do site da Climatempo:









Timelapse das tempestades na região de Araraquara




Frente de rajada em São Gabriel - 07/10/2011

O avanço de uma intensa frente fria trouxe tempestade para o Rio Grande do Sul na última sexta-feira. Na cidade de São Gabriel o avanço da frente fria trouxe uma frente de rajada e vento. Estação particular na cidade indicou vento de 50km/h, mas a Estação do Instituto Nacional de Meteorologia indicou rajada de 62km/h.
Abaixo as imagens:



Avanço da tempestade:


Rotação na base da frente (Vídeo acelerado):

Frente Fria traz temporais para o Rio Grande do Sul





Na última sexta-feira uma nova frente fria de forte intensidade avançou sobre o Rio Grande do Sul. O sistema foi intensificado pela advecção de ar mais quente e úmido do norte, além disto o sistema foi intensificado por um cavado (área alongada de baixa pressão) em altitude e por um vórtice ciclônico em níveis médios. O altos índices de instabilidade que se produziram, com -6 de Lifted sobre o RS, ajudaram na mistura explosiva segundo o Cptec.
A frente chegou primeiramente ao sudoeste gaúcho, onde o vento chegou a 90km/h em Uruguaiana segundo o aeroporto Rubem Berta. Nova área de instabilidade ''explodiu'' com o calor e baixa pressão sobre o pampa gaúcho e levou granizo para a cidade de Santana do Livramento.


Canal Vísivel mostra fluxo de umidade vindo do norte em direção ao sul



No momento que fazia 34ºC em Santa Maria e 30ºC em São Gabriel, a instabilidade avançou para norte atingindo a cidade de Quaraí. Lá o vento registrado pela estação do Inmet foi de 102km/h, mas existe a supeita de que um tornado tenha atingido a zona rural do município. Na cidade vizinha, a uruguaia Artigas, o vento chegou a 150km/h trazendo graves prejuízos e danos.

Imagem da área rural de Artigas

A instabilidade mais forte seguiu se deslocando para leste uma linha de tempestade de forte intensidade se formou sobre a Campanha Gaúcha, abaixo imagens de radar
Imagem de Bagé no sul do estado, mostra Shelf cCloud adentrando na cidade. Créditos: Vitor Vieira e João Vitor

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Alerta para tempestades e chuva forte no sul

Uma nova frente fria avança amanhã sobre o Rio Grande do Sul, o avanço do sistema traz alerta para cuva forte e chance de tempestades. O Cptec alerta para chance de granizo e chuva forte acompanhada de vento.

Modelo ETA do Cptec, indica mais de 100mm sobre o Rio Grande do Sul entre sexta e sábado.A instabilidade é antecedida por ar mais quente encontrará baixa pressão sobre o estado gaúcho amanhã, junto a altos índices de instabilidade. E é devido o avanço desta frente fria associada a uma ciclogênese na costa Argentina que a NOAA (Serviço Meteorológico Americano) faz o seguinte alerta:

------------------------------------------------
NOTE ...RISK OF SEVERE CONVECTION PERSISTS OVER MID
SECTIONS OF SOUTH AMERICA DURING THE NEXT THREE DAYS. MOST
INTENSE IS EXPECTED ACROSS MESOPOTAMIA VALLEY IN ARGENTINA-
BUENOS AIRES PROVINCE-URUGUAY-RIO GRANDE DO SUL IN BRASIL
AND SOUTHEAST PARAGUAY ON DAYS 02-03 AS ACTIVITY BUILDS NORTH
ACROSS PARAGUAY TO MATO GROSSO DO SUL IN BRASIL-SOUTHEAST
BOLIVIA.
THE INFLOW OF COLD
AIR AT MID LEVELS OF THE ATMOSPHERE IS TO INDUCE HEIGHT FALLS OF
75-100GPM. THE MOST INTENSE IS EXPECTED ON DAYS 02 AND 03. THIS
WILL ENHANCE CONVECTIVE INSTABILITY ACROSS CENTRAL ARGENTINA-
URUGUAY/SOUTHERN BRASIL...WITH THE TOTALS-TOTALS INDEX TO PEAK
BETWEEN 57-61 AND THE LIFTED BETWEEN -7 AND -10. UNDER FAVORABLE
JET DYNAMICS...THIS WILL BE CONDUCIVE TO SEVERE CONVECTION.
--------------------------------------

Fonte : Cptec/Inpe, NOAA

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Supercélula em São Gabriel-RS

O avanço de uma frente fria na última sexta sobre o sul do Brasil trouxe chuva forte e tempestades para o sul gaúcho. O sistema favoreceu o surgimento de células de tempestades, sendo que uma destas avançou sobre a cidade de São Gabriel por volta das 16h, atingindo caratér supercelular.


Fotos mostram base bem estriada, caracteristica de supercélulas. Avanço da tempestade fez a tarde virar noite.



A chuva que totalizou 78mm em São Gabriel e variou entre 75mm e 90mm nas cidades vizinhas, foi suficiente para causar enchentes no Arroio do Salso no interior do município de Santa Margarida do Sul.
Vídeo sobre o avanço da frente fria: