sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Ciclone Subtropical pode se formar na costa do Sudeste

Os modelos de previsão numéria vem mostrando a uma semana a formação de um ciclone na costa do Sudeste brasileiro, e agora passam a indicar que esse ciclone poderia ser de natureza subtropical.
O NOAA emitiu o seguinte aviso hoje:

ON THE NORTHERN
STREAM THE MODELS NOW TREND IN FAVOR OF A STRONGER MID LEVEL
LOW/TROUGH TO DEVELOP ACROSS THE SOUTHERN STATES OF BRASIL    ON DAYS 02-03. THIS IS TO PROVIDE SUPPORT TO SURFACE CYCLONE          FORMING ALONG THE SOUTHEAST COAST OF BRASIL DURING THE MORNINGHOURS ON SUNDAY.      MODELS SHOW RISK OF THIS SYSTEM BECOMING A SUBTROPICAL CYCLONE.    IF A CYCLONE FORMS...BRASIL WILL ISSUE THE OFFICIAL FORECAST.

Esse sistema poderá trazer chuvas intensas para o Sudeste do Brasil, como fica claro em outro trecho do aviso emitido pelo NOAA:

HEAVY RAINS ARE TO CONTINUE ALONG THE SACZ OVER BRASIL-BOLIVIA.MOST INTENSE IS TO AFFECT THE STATES OF RIO DE JANEIRO/NORTHERNSAO PAULO-ESPIRITO SANTO AND MINAS GERAIS...WHERE RAINFALL MAXIMA IS TO INCREASE TO 75-150MM BY 48-72 HRS. 

O modelo GFS mostra que algumas regiões podem ultrapassar 200mm de chuva nos proximos 3 dias



Esse sistema poderá causar ventos fortes principalmente nas regiões costeiras a partir de Sabado a noite



Alerta do Cptec:

Aviso Meteorológico Especial

A partir da tarde deste sábado (31/12), o processo de formação de um ciclone no oceano favorecerá a ocorrência de chuva significativa entre o litoral do PR e o litoral sul de SP e Baixada Santista. Os volumes esperados poderão ser significativos ultrapassando os 70 mm em várias localidades. As chuvas intensas também poderão atingir o litoral norte de SC. Este último dependerá da evolução futura do ciclone.


Devido à dificuldade na previsão da localização e intensidade deste tipo de sistemas meteorológicos (ciclone), o GPT recomenda acompanhar as freqüentes atualizações.


GPT

Em situações de risco consulte a Defesa Civil.
Defesa Civil

Fonte: NOAA, Cptec

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

14/12/11 - Supercélula em São Gabriel

Na última terça-feira várias áreas de instabilidade se formaram devido a circulação de um vórtice ciclônico associado a um ciclone extratropical. Com a disposição de umidade várias tempestades começaram a surgir apartir da manhã do dia 14, sendo que várias pancadas de chuva ocorreram na região de São Gabriel.

Após as 12h a convecção deu origem a uma área de instabilidade a noroeste da cidade, no entando a tempestades começou a apresentar caracteristicas de rotação. Sendo inclusive esboçado, pequenos funis na base da supercélula.


Abaixo fotos da tempestade supercelular:

No mesmo dia da supercélula em São Gabriel, se formaram trombas d'água na Lagoa dos Patos e o tornado de Capivari do Sul. Segundo especialistas, a alta vorticidade atmosférica favoreceu estas formações.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Cenário instável e fortes tempestades no sul







Na segunda-feira uma frente fria avançou, trazendo temporais para o Rio Grande do Sul. O sistema frontal associado a um centro da baixa pressão na costa Argentina, e em interação com o ar quente sobre o estado, trouxe núcleos de convecção e tempestades. Choveu forte em diversas cidade e houve queda de granizo, como em Estação e outras localidades do norte gaúcho.

Porém a ocorrência mais severa se deu no sul gaúcho, na cidade de Rio Grande. Um tornado pode ter atingido o interior do município, onde 15 casas foram destruídas segundo a imprensa e mais de 60 foram danificadas devido ao vento e ao granizo. Rodovias ficaram bloqueadas com a queda de árvores e dois caminhões foram empurrados para fora da pista por causa do vento. Ainda houve queda de granizo no município.


Avanço de forte instabilidade sobre Pelotas (Crédito : Capinchocumulus)



Imagem do radar de Canguçu indicava núcleo extremo de instabilidade e com alto potencial severo:

O ciclone impulsionou ar mais frio na noite de segunda, sendo que a tarde havia sido quente em grande parte do estado. Destacando-se os 36,3ºC de Campo Bom e os 35,7ºC de São Gabriel.

Na terça-feira a instabilidade ficou bem restrita ao leste do Rio Grande do Sul, e desta vez não ocorreram temporais. Porém na quarta-feira o cenário mudou...

...o ciclone extratropical, que havia se formando, adentrou no continente ontem favoreceu a formação de fortes tempestades e atividade tornádica.


Imagem animada abaixo mostra a circulação de nuvens ocasionada pelo sistema meteorológico


As nuvens que se formaram rapidamente trouxeram fortes pancadas de chuva em Bagé e em diversas cidades do Rio Grande do Sul. E várias trombas d'água tocaram as águas da Lagoa dos Patos, sendo registradas 4 destas pelo menos.
O registro de Douglas Lima (abaixo) em Arambaré é um dos mais impressionantes da atividade tornadica ontem no RS. Segundo relatos foram vistas duas trombas na região de Arambaré.


Não bastasse os registros de Pelotas e de Arambaré no litoral sul, um tornado foi registrado em Capivari do Sul na tarde de ontem.


Imagem de alta resolução do Satélite Aqua, msotrava a forte convecção na região de Capivari do Sul, onde ocorreu um tornado


As tempestades seguiram em direção ao leste, trazendo princialmente granizo.Em São Jerônimo houve queda de pedras grandes de gelo, que trouxeram prejuízos e destelhamentos na cidade.
Impressionantes também foram as imagens da granizada em Caxias do Sul, onde o acumulo de gelo foi grande, deixando a BR116 com aspecto de uma nevada em pleno dezembro.


Diversas ruas e construções ficaram cobertas pelo granizo, que inclusive alguns telhados não aguentaram o peso do gelo e acabaram cedendo.


Fonte: Cptec/Inpe, NASA, Zero Hora, Capinchocumulus