segunda-feira, 18 de junho de 2012

Altos volumes de chuva na região centro-sul do Brasil

Um sistema de baixa pressão em altitude está se deslocando pela região central da América do Sul e deverá causar chuvas fortes, com altos volumes acumulados nos proximos dias no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Associado a esse sistema, o jato subtropical em altos niveis causará um ambiente divergente em 250hpa, o que vai favorecer a formação de tempestades organizadas, com potencial para chuvas forte e mais isoladamente, tempo severo. Os volumes estimados pelo NOAA são de até 125mm/dia. No total, o modelo GFS indica valores superiores a 200mm. O NOAA alerta para a possibilidade de inundações e deslizamentos de terra.


NOTE: MEANDERING FRONT AND FAVORABLE UPPER DYNAMICS WILL FAVOR
ORGANIZED CONVECTION ACROSS SOUTHEAST BRASIL DURING THE NEXT FEW
DAYS. DURING THIS PERIOD...STRONG TOPOGRAPHICAL FORCING ALONG THE
SERRA DO MAR AND SERRA PARANAPIACABA WILL LIKELY RESULT IN
LOCALIZED MAXIMA IN EXCESS OF 125MM...AND THIS WILL BE CONDUCIVE
TO FLASH FLOODING/MUD SLIDES.

Segundo o SIMEPAR, altos volumes de chuva ja foram registrados no Paraná:


Monitoramento feito pelo CPTEC:
Chuva localmente forte em parte de SC, do PR, de SP e de MS

Estado de Atenção

Hoje (18/06) haverá pancadas de chuva moderada a forte de forma localizada no PR (com menores chances no norte), extremo sul de MS e de SP, e no litoral norte de SC e região de Joinville-SC. Em algumas áreas as chuva estarão acompanhada de rajadas de vento, descargas elétricas, também poderá haver acumulados de chuva significativos no PR e a região citada de SC.


Amanhã (19/06) haverá pancadas de chuva moderada a forte de forma localizada no PR (exceto no sudoeste onde haverá chuva fraca), no sul, nordeste e parte do Pantanal e região de Campo Grande de MS, sul, sudoeste e oeste de SP (inclusive na capital paulista, mas com menores chances), e no litoral norte de SC e região de Joinville-SC. Em algumas áreas as chuvas estarão acompanhada de rajadas de vento e descargas elétricas, também poderá haver acumulados de chuva significativos no PR (principalmente do centro ao litoral), na região citada de SC e no sul de SP.


Na quarta-feira (20/06) haverá chuva forte e localizada no litoral e norte do PR (principalmente entre a madrugada e pela manhã), em grande parte de SP (com menores chances no norte e região do Vale Histórico) e no norte, nordeste, região de Campo Grande e norte do Pantanal em MS. Também não se descarta a ocorrência de acumulados de chuva significativos em algumas localidades de SP, principalmente entre o planalto central, capital e região, e na baixada Santista. 

Previsão do modelo GFS



Fonte: NOAA, CPTEC, SIMEPAR

###### ATUALIZAÇÃO 19/06/2012 ######

Altos volumes de chuva continuam sendo esperados para o Sudeste, Paraná e Mato Grosso do Sul.

NOTE: MEANDERING FRONT AND FAVORABLE UPPER DYNAMICS WILL       FAVOR ORGANIZED CONVECTION ACROSS SOUTHEAST BRASIL DURING THE NEXT THREE. DURING THIS PERIOD...STRONG TOPOGRAPHICAL             FORCING ALONG THE SERRA DO MAR AND SERRA PARANAPIACABA WILL LIKELY RESULT IN LOCALIZED MAXIMA IN EXCESS OF 125MM. THIS WILL    BE CONDUCIVE TO FLASH FLOODING/MUD SLIDES.

O CPTEC emitiu alguns avisos, inclusive um Aviso Especial:
          
 Aviso Meteorológico Especial
 Hoje (19/06) haverá chuva forte com condições para temporais isolados e acumulados de chuva significativos em 24h, no sul de MS, norte e norte velho, parte do centro, leste e capital e litoral do PR e no oeste, sudoeste e sul de SP. 

Estado de Atenção
Hoje (19/06) haverá chuva forte com condições para temporais isolados e acumulados de chuva significativos em 24h, no oeste de MS, parte do planalto central, região da capital e Baixada Santista em SP. Do planalto norte ao litoral norte a instabilidade aumentará a partir da tarde, que dará condição para chuva localmente forte e isolada nessas áreas. Essas chuvas poderão ser acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.


Amanhã (20/06) haverá chuva moderada a forte, com potencial para acumulados em 24h significativos em SP (exceto no norte). Também haverá chuva moderada a forte de forma localizada no sul de MG, grande parte do RJ (exceto no norte e noroeste), MS (exceto nos extremos sul e norte), extremo norte, norte velho, leste e região de Curitiba e litoral do PR. Essas chuvas poderão ser acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.
Na quinta-feira (21/06) haverá chuva moderada a forte de forma localizada em SP, no Triângulo Mineiro e no sul de MG, grande parte do RJ (exceto nos extremos norte e noroeste), em MS (exceto no extremo sul), e de forma mais isolada no sul de MT e de GO e no extremo norte, norte velho, leste e região de Curitiba e litoral do PR. Essas chuvas poderão ser acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas. 

Previsão do modelo GFS


Imagem de satelite atual mostra o ciclone e a frente estacionaria responsaveis pela convergencia de umidade sobre o sudeste do Brasil, que aliada à divergencia em altitude vem causando a formação de tempestades:



Precipitação acumulada por satelite ultrapassa os 180mm em 48 horas:



Fonte: CPTEC, NASA, NOAA

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Frente de rajada na campanha gaúcha

O ingresso de ar quente pelo Jato de Baixos Níveis favoreceu a formação de tempestades na região Oeste e da Campanha no Rio Grande do Sul no dai de ontem. Aqui em São Gabriel uma frente de rajada avançou sobre a cidade no começo da tarde, trazendo vento de 63km/h na estação local do Inmet. 





Novas tempestades se formaram na região no final da tarde e começo da noite, sendo responsáveis por trazer granizo para São Gabriel e para Vila Nova do Sul.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Potencial para tempo severo e transtornos no Rio Grande do Sul


Após a última semana ser de muito frio, tempestades são esperadas entre hoje e sábado sobre o Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira o ingresso de ar quente de norte pelo Jato de Baixos Níveis traz calor de mais de 30°C para o território gaúcho, a presença de uma frente fria que se aproxima e de altos índices de instabilidade pode trazer tempestades fortes nas próximas horas com chance de transtornos, com chance queda e granizo e vento forte no oeste do estado.

Corrente de jato deve chegar aos 40 nós na fronteira do RS como o Uruguai na noite de hoje
ALERTA DO CPTEC/INPE:
----------------------------------------------

Hoje (13/06) áreas de instabilidade deverão provocar chuvas intensas em áreas entre o sul e parte do oeste do RS. As chuvas fortes deverão atingir cidades da região do baixo Vale do Uruguai, da Campanha Gaúcha, do Sul e litoral Sul, da parte sul da Serra do Sudeste. Nestas últimas microrregiões, as chuvas fortes deverão ocorrer a partir da tarde e a noite.  A noite a instabilidade deverá aumentar em áreas das missões e da Depressão Central, podendo causar chuva localmente forte.
As chuvas fortes deverão vir acompanhadas de raios e rajadas de vento e queda de granizo isolado. Em algumas localidades, principalmente da Campanha Gaúcha, as chuvas fortes poderão ter forte poder destrutivo.
Os volumes diários de chuva mais significativos ocorrerão na tríplice fronteira entre Argentina, Uruguai e Brasil.

Na quinta-feira (14/06) os temporais serão mais generalizados e atingirão grande parte do RS (menores chances no extremo norte e no nordeste gaúcho).

----------------------------------------------


O HPC comenta comenta no risco moderado de tempo severo nesta quarta-feira. Nos próximos dias o tempo segue quente e úmido sobre o Rio Grande do Sul, com a frente fria permanecendo estacionada sobre a região até o sábado.

Espera-se que os acumulados de chuva , que podem ser altos em pontos do centro-sul, amenizem a falta de chuva e o déficit de chuva nos últimos 15 dias.
----------------------------------------------
NOTE: THERE IS A LOW TO MODERATE RISK OF SEVERE WEATHER ACROSS
MESOPOTAMIA VALLEY IN ARGENTINA-SOUTHEAST PARAGUAY-SOUTHERN
BRASIL AND PORTIONS OF URUGUAY DURING THE NEXT COUPLE OF DAYS 
...AT LOW LEVELS THIS SUSTAINS A POLAR FRONT ACROSS LA
PAMPA IN ARGENTINA-CENTRAL CHILE. THROUGH 36-48 HRS THE FRONT
UNDULATES NORTH ACROSS RIO DE LA PLATA/URUGUAY TO NORTHERN
ARGENTINA...WHERE IT IS TO THEN STALL THROUGH 120-144 HRS. AS THE
FRONT UNDULATES NORTH IS TILL FAVOR SCATTERED DEEP
CONVECTION...WITH RAINFALL AMOUNTS OF 20-40MM/DAY IN POTENTIALLY
SEVERE CONVECTION. THE INFLOW OF SUCCESSIVE SHORT WAVE
VORTICES...AND FAVORABLE JET DYNAMICS...WILL RESULT IN AN ACTIVE
POLAR FRONT DURING THE NEXT FEW DAYS. THIS IS LIKELY TO FAVOR
DEEP CONVECTION AND FORMATION OF NIMBOSTRATUS AS TROPICAL
MOISTURE POOLS ALONG THE MEANDERING FRONT. MODERATE...WITH
LOCALLY HEAVY...CONVECTION IS TO THEN PERSIST THROUGH DAY 06.
----------------------------------------------
Fonte : HPC/NOAA, Inmet, Cptec/Inpe