terça-feira, 25 de setembro de 2012

Temporada 2012 - 2013

Dia 21 de Setembro começou oficialmente a primavera, e com ela temos o retorno dos ingredientes para a formação de tempestades no sul, sudeste e centro-oeste do Brasil. Ja no dia 15 tivemos a formação dos primeiros sistemas de convecção severa da temperada, que atingiram status de Sistema Convectivos de Mesoscala, altamente organizados. A onda de tempo severo durou até o dia 20, e causou varios prejuizos a regiões do Sul do Brasil, Paraguay, Uruguay e Argentina. Pelo menos 1 tornado ocorreu, registrado no Paraguay e confirmado pela analise dos danos como sendo de intensidade F1. Granizo gigante e ventos intensos também foram registrados nessas tempestades. Diversas supercelulas se formaram nesses dias, mostrando um começo intenso da nova temporada.
Fizemos uma animação com imagens de satelite das tempestades, do dia 15 ao dia 20:





As tempestades devem proporcionar uma tregua por alguns dias, como é comum na primavera, com aproximadamente um sistema frontal a cada 5 dias. Os modelos ja mostram um novo sistema com potencial para tempo severo no fim de semana e começo da proxima no sul do Brasil.
O Vortex Brasil vai manter seu foco na qualidade dos registros, e você vai poder nos ajudar. Caso registre algum evento interessante relacionado a meteorologia, com fotos ou videos, nos envie os links dos arquivos ja hospedados na internet com o maximo de descrição do evento possivel. 
Para comemorar a nova temporada, fizemos um video com algumas imagens da ultima, que não foi uma das melhores, mas que com certeza nos proporcionou belas imagens e memórias.


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Nuvem funil do Feriado de Independência

O avanço de uma sistema frontal no dia 7 de setembro, foi antecedido pelo Jato de Baixos Níveis (JBN), que transportava ar quente em direção ao Rio Grande do Sul. A temperatura na região noroeste do estado ultrapassou os 30°C no dia anterior, porém na sexta-feira (7) a nebulosidade da frente fria cobria grande parte do estado.
O sistema até o período da tarde tinha provocado chuva esparsas e o fluxo do JBN seguia intenso. O modelo global GFS, colocava índices de cisilhamento em baixos níveis sobre a região central do estado e no município de Vila Nova do Sul pode ser registrada uma nuvem-funil que se manteve por cerca de 5 minutos.