Uma nova frente fria está sendo antecedida por bastante calor no Rio Grande do Sul, sendo que grande parte das cidades do estado estão com mais de 30ºC.
O sistema que está sobre o Rio da Prata avança apartir de hoje para norte. Mas a máxima atividade frontal sobre o sul do Brasil é esperada para amanhã, apartir da tarde, que fez com que o Cptec publicasse um alerta para temporais:
------------------------------------------------------------
Estado de Atenção
A partir da madrugada de amanhã (30/09) ocorrerá chuva forte localizada no litoral sul, região da Campanha e oeste do RS (Vale do Uruguai). No decorrer do período a chuva forte deverá atingir o centro do Estado gaúcho, podendo afetar a capital Porto Alegre.
No sábado (01/10) os temporais deverão afetar o centro-norte e oeste do RS, grande parte de SC, no sul e sudoeste do PR, no sul e oeste de MS e no sudoeste e oeste de MT. No decorrer do período a intensidade da chuva diminuirá no centro-sul do RS.
No sábado (01/10) os temporais deverão atingir todo Estado gaúcho. No decorrer do dia a intensidade das chuvas diminuirão no centro-sul do Estado.
A chuva forte virá acompanhada de abundantes descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Não se descarta a ocorrência de fenômenos meteorológicos ainda mais severos em algumas localidades da área afetada por este aviso
-----------------------------------------------------------------
O Alerta também vem da NOAA (Serviço Meteorológico Americano) que indica a chance de tempo severo no Uruguai, sul do Brasil, Paraguai, centro argentino e num segundo momento no Mato Grosso do Sul e na Bolívia.
-------------------------------------------------------------------
Alerta da NOAA:
NOTE: THE MODEL GUIDANCE SHOWS SLIGHT RISK OF SEVERE CONVECTION
OVER MID SECTIONS OF SOUTH AMERICA ON DAYS 02-03. ON DAY 02 THIS
WILL CONCENTRATE OVER CHACO ARGENTINO/CORRIENTES-SOUTHEAST
PARAGUAY-NORTHERN URUGUAY AND RIO GRANDE DO SUL IN BRASIL. ON DAY
03...THE FOCUS IS GOING TO BE OVER CENTRAL/NORTHWEST PARAGUAY-
MATO GROSSO DO SUL IN BRASIL AND SANTA CRUZ IN EASTERN BOLIVIA.
--------------------------------------------------------------------
Fonte : Cptec/Inpe, NOAA