sexta-feira, 23 de março de 2012

Outono, temporada de tempo severo em São Paulo

Nesta semana tivemos o inicio do Outono (apesar do outono meteorologico ter começado a algum tempo), estação de transição entre o verão e o inverno, e no estado de São Paulo, estação favoravel a eventos significativos de tempo severo.
Foi no outono que tivemos o famoso tornado de Indaiatuba, mais forte tornado ja registrado em video no Brasil. Também foi no outono que a "tempestade de Ribeirão Preto" causou estragos na cidade do interior paulista.
Esse padrão pode ser explicado pela volta das frentes frias ao estado, que encontram ar bem aquecido a sua frente. No fim do verão e começo do outono também é possivel observar um aumento no numero de sistemas de baixa pressão que se formam sobre a região. Cavados em medios niveis e superficie avançam do Paraguay, passando por Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, até chegarem ao Atlantico, onde se aprofundam em ciclones extratropicais e subtropicais (minoria dos casos).
No dia de ontem, 22 de Março, uma desses frentes frias avançou do sul do Brasil, onde causou tempestades severas que causaram estragos em cidades como Pelotas, RS. O sistema chegou enfraquecido, porém ainda assim foi capaz de causar fortes tempestades no oeste de São Paulo. Tempestades mais fracas passaram por todo o estado com o avanço da frente, porém sem grandes danos registrados.
Em Araraquara, foi possivel observar a atividade elétrica do sistema que avançava:






sábado, 17 de março de 2012

Ciclone no Sudeste - 17/03/2012

Este post será dedicado ao sistema em formação no litoral do Espirito Santo, e será atualizado ao longo do periodo de duração do sistema.

Atualização 17/03 - 13:00

Medições feitas pelo satelite Oceansat-2 indicam fortes ventos em superficie no litoral do Sudeste


Atualização 17/03 - 13:30




Chuvas e ciclone no Sudeste

Uma frente fria que avançou do sul do Brasil em direção a região sudeste vem provocando fortes chuvas na região. Com o enfraquecimento da frente uma Zona de Convergencia deve se formar sobre os estados da região sudeste e afetar algumas áreas do centro-oeste e norte. A estagnação do sistema e a forte convergencia de umidade devem produzir acumulados altos de chuva, que podem passar dos 80mm.

Alerta do CPTEC:

Aviso Meteorológico Especial

No decorrer do sábado (17/03) a instabilidade deverá se manter sobre boa parte do ES, do rio Doce e Mucuri em MG, além de áreas do Vale do Jequitinhonha e do norte de MG, e região de Belo Horizonte e zona da mata.


Ressalta-se que para o sábado a chuva mais significativa deverá ocorrer a partir da tarde onde os volumes esperados poderão ultrapassar a 60-80 mm em 24h, podendo acarretar em impactos à população.


O GPT recomenda acompanhar as constantes atualizações em função da situação de vulnerabilidade destas áreas.

Discussão do NOAA:

NOTE: HEAVY RAINS ARE TO AFFECT SOUTHEAST BRASIL DURING THE NEXT
FEW DAYS AS THE SACZ ESTABLISHES OVER THE CONTINENT. RAINFALL 
AMOUNTS DURING THE EVENT WILL RANGE BETWEEN 40-80MM/DAY.

No litoral do Espirito Santo, um sistema de baixa pressão começa a se formar hoje, com a possibilidade de fortes tempestades sobre a região. Alguns modelos mostram uma trajetoria pouco comum do sistema, com a possibilidade da formação de um sistema subtropical sobre a região. Devido as águas aquecidas da região, não é descartada a chance, apesar de minima, da formação de um sistema de caracteristicas tropicais por um curto periodo de tempo.

Discussão do NOAA:

NOTE THAT ALONG THIS AXIS
THE GFS IS DEVELOPING A SURFACE LOW OFF THE COAST OF ESPIRITO
SANTO BY 36-48 HRS...WHERE IT MEANDERS FOR SEVERAL DAYS. THE
ECMWF IS SOMEWHAT SLOWER THAN THE GFS WITH THE DEVELOPMENT OF
THIS LOW. AS IT ESTABLISHES...IT IS LIKELY TO FAVOR STRONG
COASTAL CONVECTION BETWEEN RIO DE JANEIRO-ESPIRITO SANTO AND
SOUTHERN BAHIA.






Fonte: CPTEC ; NOAA