NOTE: MEANDERING FRONT AND FAVORABLE UPPER DYNAMICS WILL FAVOR
ORGANIZED CONVECTION ACROSS SOUTHEAST BRASIL DURING THE NEXT FEW
DAYS. DURING THIS PERIOD...STRONG TOPOGRAPHICAL FORCING ALONG THE
SERRA DO MAR AND SERRA PARANAPIACABA WILL LIKELY RESULT IN
LOCALIZED MAXIMA IN EXCESS OF 125MM...AND THIS WILL BE CONDUCIVE
TO FLASH FLOODING/MUD SLIDES.
Segundo o SIMEPAR, altos volumes de chuva ja foram registrados no Paraná:
Monitoramento feito pelo CPTEC:
Chuva localmente forte em parte de SC, do PR, de SP e de MSEstado de Atenção
Hoje (18/06) haverá pancadas de chuva moderada a forte de forma localizada no PR (com menores chances no norte), extremo sul de MS e de SP, e no litoral norte de SC e região de Joinville-SC. Em algumas áreas as chuva estarão acompanhada de rajadas de vento, descargas elétricas, também poderá haver acumulados de chuva significativos no PR e a região citada de SC.
Amanhã (19/06) haverá pancadas de chuva moderada a forte de forma localizada no PR (exceto no sudoeste onde haverá chuva fraca), no sul, nordeste e parte do Pantanal e região de Campo Grande de MS, sul, sudoeste e oeste de SP (inclusive na capital paulista, mas com menores chances), e no litoral norte de SC e região de Joinville-SC. Em algumas áreas as chuvas estarão acompanhada de rajadas de vento e descargas elétricas, também poderá haver acumulados de chuva significativos no PR (principalmente do centro ao litoral), na região citada de SC e no sul de SP.
Na quarta-feira (20/06) haverá chuva forte e localizada no litoral e norte do PR (principalmente entre a madrugada e pela manhã), em grande parte de SP (com menores chances no norte e região do Vale Histórico) e no norte, nordeste, região de Campo Grande e norte do Pantanal em MS. Também não se descarta a ocorrência de acumulados de chuva significativos em algumas localidades de SP, principalmente entre o planalto central, capital e região, e na baixada Santista.
Previsão do modelo GFS
Fonte: NOAA, CPTEC, SIMEPAR
###### ATUALIZAÇÃO 19/06/2012 ######
Altos volumes de chuva continuam sendo esperados para o Sudeste, Paraná e Mato Grosso do Sul.
NOTE: MEANDERING FRONT AND FAVORABLE UPPER DYNAMICS WILL FAVOR ORGANIZED CONVECTION ACROSS SOUTHEAST BRASIL DURING THE NEXT THREE. DURING THIS PERIOD...STRONG TOPOGRAPHICAL FORCING ALONG THE SERRA DO MAR AND SERRA PARANAPIACABA WILL LIKELY RESULT IN LOCALIZED MAXIMA IN EXCESS OF 125MM. THIS WILL BE CONDUCIVE TO FLASH FLOODING/MUD SLIDES.
O CPTEC emitiu alguns avisos, inclusive um Aviso Especial:
Aviso Meteorológico Especial
Hoje (19/06) haverá chuva forte com condições para temporais isolados e acumulados de chuva significativos em 24h, no sul de MS, norte e norte velho, parte do centro, leste e capital e litoral do PR e no oeste, sudoeste e sul de SP.
Estado de Atenção
Hoje (19/06) haverá chuva forte com condições para temporais isolados e acumulados de chuva significativos em 24h, no oeste de MS, parte do planalto central, região da capital e Baixada Santista em SP. Do planalto norte ao litoral norte a instabilidade aumentará a partir da tarde, que dará condição para chuva localmente forte e isolada nessas áreas. Essas chuvas poderão ser acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.
Amanhã (20/06) haverá chuva moderada a forte, com potencial para acumulados em 24h significativos em SP (exceto no norte). Também haverá chuva moderada a forte de forma localizada no sul de MG, grande parte do RJ (exceto no norte e noroeste), MS (exceto nos extremos sul e norte), extremo norte, norte velho, leste e região de Curitiba e litoral do PR. Essas chuvas poderão ser acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.
Na quinta-feira (21/06) haverá chuva moderada a forte de forma localizada em SP, no Triângulo Mineiro e no sul de MG, grande parte do RJ (exceto nos extremos norte e noroeste), em MS (exceto no extremo sul), e de forma mais isolada no sul de MT e de GO e no extremo norte, norte velho, leste e região de Curitiba e litoral do PR. Essas chuvas poderão ser acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.
Previsão do modelo GFS
Imagem de satelite atual mostra o ciclone e a frente estacionaria responsaveis pela convergencia de umidade sobre o sudeste do Brasil, que aliada à divergencia em altitude vem causando a formação de tempestades:
Precipitação acumulada por satelite ultrapassa os 180mm em 48 horas:
Fonte: CPTEC, NASA, NOAA