Na última sexta-feira (28/06) o deslocamento de uma área de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul favoreceu a formação de tempestades sobre o território do estado. As primeiras células que surgiram a partir do final do tarde apresentavam pouca refletividade nas imagens de radar, concentrando-se entre Alegrete e Santiago os núcleos mais intensos.
Em São Gabriel uma tempestade começou a se desenvolver por volta das 17h, apresentando uma estrutura bastante interessante no seu desenvolvimento. Formou-se sobre o município uma supercélula de baixa precipitação, um tipo de tempestade supercelular raramente registrado na América do Sul. A tempestade se deslocou sobre a cidade com atividade elétrica, mas sem causar nenhum dano.
Novas tempestades se formaram no início da noite, alcançando altas refletividades nas imagens de radar. Uma das células mais intensas se formou em Rosário do Sul, vindo a se intensificar bastante sobre o município de São Gabriel e acabando por provocar queda de granizo em Vila Nova do Sul. Além de algumas áreas da Campanha também houve granizo na região de Caxias do Sul e um forte temporal com suspeita de tornado veio a atingir o interior de Espumoso, município de norte gaúcho.