quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Chance de tempestades no Rio Grande do Sul

Uma frente fria ''explodiu'' em atividade ontem sobre a Argentina. A apoximação do ar frio apartir do sul serviu como fonte de levantamento para as tempestades que formaram uma forte linha de instabilidade.Choveu forte em diversas áreas com queda de granizo grande e até acumulativo em alguns locais do país vizinho, além do vento que também foi forte e causou quedas de árvores e destelhamentos. Tempestades supercélulares se formaram, sendo estas capazes de gerar tornados, mas não se tem noticias se algum ocorreu.


Hoje a frente fria se encontra sobre o Uruguai, o sistema deve avançar para o RS apartir do fim da tarde. Mas antes o fluxo de ar quente do norte aumenta bastante e o existe a chance de temporais isolados. Pode ocorrer queda de granizo e vendavais no sul e oeste gaúcho nesta quarta-feira. Sendo que o Cptec alerta para esta possibilidade:

------------------------------
Estado de Atenção

Na noite de quarta-feira (09/11) voltará a ocorrer temporal no oeste do RS. Além de chuva forte e rajadas de vento não se descarga queda isolada de granizo. Esta instabilidade deverá persistir na madrugada da quinta-feira (10/11), atingindo também áreas do centro e sul do Estado. Ao longo deste dia, a condição de temporais deverá se estender para as demais áreas do RS (incluindo a capital), sul, região serrana e oeste de SC, oeste e sudoeste do PR e sul de MS
------------------------------

Os índices de instabilidade projetados para o sul gaúcho hoje são altos. As projeções colocam MUCAPE em 2.500j/kg com Lifted em -4, tende inclusive índices favoráveis a formação de algumas supercélulas. No entanto a cobertura de nuvens altas (cirrus) tem impedido um aquecimento mais rápido, que liberaria a enegia disponível.


Projeção do modelo ETA do Cptec chega a colocar 36C para o Rio Grande do Sul hoje:
Fonte : Cptec/Inpe, Gruma, Inmet, NOAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário