terça-feira, 31 de janeiro de 2012

20/01/12 - Tornado em Santa Margarida do Sul - RS

Dia 20 de janeiro de 2012, dia de esperada chuva no Rio Grande do Sul. A instabilidade prevista viria de um centro de baixa pressão com 1006hPa sobre a Argentina, do qual associado a um cavado sobre o centro do RS.
Abaixo carta sinótica do Cptec/Inpe:
Várias áreas de instabilidade começaram a se formar já no final da manhã da sexta-feira, quando o vento norte trazia ar muito quente para a região de São Gabriel.A máxima bateu 39,3ºC em São Gabriel e em Vila Nova do Sul, e áreas de instabilidade começaram a se formar nos municípios vizinhos.Sequencia de imagens de radar mostra forte célulade tempestade entre São Gabriel e Vila Nova do Sul:

A tempestade seguiu se intensificando e veio a apresentar uma grande coluna de precipitação. Pouco tempo depois se abatia um temporal no interior de Santa Margarida do Sul, na localidade da Serrinha, onde a chuva chegou forte e acompanhada de granizo em alguns pontos. Mas não foi acumulado que totalizou 60mm e nem o granizo que trouxeram danos na propriedadede de Nemo Valério Teixeira. Foi o vento...



Fotos dos danos : Marcelo Ribeiro
O vendaval durou pouco tempo segundo Nemo, e foi muito localizado. E relatos davam conta de ter sido um tornado a atingir a área.
Imagem de satélite destacando o núcleo de tormenta:

O que foi confirmado em imagens tiradas por mim do município vizinho de Vila Nova do Sul, nelas fica claro o funil :













A tempestade que gerou o tornado e que aparece nas fotos acima, seguiu para sudeste, onde associado a outros núcleos convectivos originou um bow echo (assinatura em arco no radar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário