quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Calor no sul antes de frente fria

Uma nova frente fria está sendo antecedida por bastante calor no Rio Grande do Sul, sendo que grande parte das cidades do estado estão com mais de 30ºC.

O sistema que está sobre o Rio da Prata avança apartir de hoje para norte. Mas a máxima atividade frontal sobre o sul do Brasil é esperada para amanhã, apartir da tarde,  que fez com que o Cptec publicasse um alerta para temporais:
------------------------------------------------------------
Estado de Atenção

A partir da madrugada de amanhã (30/09) ocorrerá chuva forte localizada no litoral sul, região da Campanha e oeste do RS (Vale do Uruguai). No decorrer do período a chuva forte deverá atingir o centro do Estado gaúcho, podendo afetar a capital Porto Alegre.

No sábado (01/10) os temporais deverão afetar o centro-norte e oeste do RS, grande parte de SC, no sul e sudoeste do PR, no sul e oeste de MS e no sudoeste e oeste de MT. No decorrer do período a intensidade da chuva diminuirá no centro-sul do RS.

No sábado (01/10) os temporais deverão atingir todo Estado gaúcho. No decorrer do dia a intensidade das chuvas diminuirão no centro-sul do Estado.

A chuva forte virá acompanhada de abundantes descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Não se descarta a ocorrência de fenômenos meteorológicos ainda mais severos em algumas localidades da área afetada por este aviso

-----------------------------------------------------------------

O Alerta também vem da NOAA (Serviço Meteorológico Americano) que indica a chance de tempo severo no Uruguai, sul do Brasil, Paraguai, centro argentino e num segundo momento no Mato Grosso do Sul e na Bolívia.
-------------------------------------------------------------------

Alerta da NOAA:

NOTE: THE MODEL GUIDANCE SHOWS SLIGHT RISK OF SEVERE CONVECTION
OVER MID SECTIONS OF SOUTH AMERICA ON DAYS 02-03. ON DAY 02 THIS
WILL CONCENTRATE OVER CHACO ARGENTINO/CORRIENTES-SOUTHEAST
PARAGUAY-NORTHERN URUGUAY AND RIO GRANDE DO SUL IN BRASIL. ON DAY
03...THE FOCUS IS GOING TO BE OVER CENTRAL/NORTHWEST PARAGUAY-
MATO GROSSO DO SUL IN BRASIL AND SANTA CRUZ IN EASTERN BOLIVIA.
--------------------------------------------------------------------

Fonte : Cptec/Inpe, NOAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário