segunda-feira, 18 de junho de 2012

Altos volumes de chuva na região centro-sul do Brasil

Um sistema de baixa pressão em altitude está se deslocando pela região central da América do Sul e deverá causar chuvas fortes, com altos volumes acumulados nos proximos dias no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Associado a esse sistema, o jato subtropical em altos niveis causará um ambiente divergente em 250hpa, o que vai favorecer a formação de tempestades organizadas, com potencial para chuvas forte e mais isoladamente, tempo severo. Os volumes estimados pelo NOAA são de até 125mm/dia. No total, o modelo GFS indica valores superiores a 200mm. O NOAA alerta para a possibilidade de inundações e deslizamentos de terra.


NOTE: MEANDERING FRONT AND FAVORABLE UPPER DYNAMICS WILL FAVOR
ORGANIZED CONVECTION ACROSS SOUTHEAST BRASIL DURING THE NEXT FEW
DAYS. DURING THIS PERIOD...STRONG TOPOGRAPHICAL FORCING ALONG THE
SERRA DO MAR AND SERRA PARANAPIACABA WILL LIKELY RESULT IN
LOCALIZED MAXIMA IN EXCESS OF 125MM...AND THIS WILL BE CONDUCIVE
TO FLASH FLOODING/MUD SLIDES.

Segundo o SIMEPAR, altos volumes de chuva ja foram registrados no Paraná:


Monitoramento feito pelo CPTEC:
Chuva localmente forte em parte de SC, do PR, de SP e de MS

Estado de Atenção

Hoje (18/06) haverá pancadas de chuva moderada a forte de forma localizada no PR (com menores chances no norte), extremo sul de MS e de SP, e no litoral norte de SC e região de Joinville-SC. Em algumas áreas as chuva estarão acompanhada de rajadas de vento, descargas elétricas, também poderá haver acumulados de chuva significativos no PR e a região citada de SC.


Amanhã (19/06) haverá pancadas de chuva moderada a forte de forma localizada no PR (exceto no sudoeste onde haverá chuva fraca), no sul, nordeste e parte do Pantanal e região de Campo Grande de MS, sul, sudoeste e oeste de SP (inclusive na capital paulista, mas com menores chances), e no litoral norte de SC e região de Joinville-SC. Em algumas áreas as chuvas estarão acompanhada de rajadas de vento e descargas elétricas, também poderá haver acumulados de chuva significativos no PR (principalmente do centro ao litoral), na região citada de SC e no sul de SP.


Na quarta-feira (20/06) haverá chuva forte e localizada no litoral e norte do PR (principalmente entre a madrugada e pela manhã), em grande parte de SP (com menores chances no norte e região do Vale Histórico) e no norte, nordeste, região de Campo Grande e norte do Pantanal em MS. Também não se descarta a ocorrência de acumulados de chuva significativos em algumas localidades de SP, principalmente entre o planalto central, capital e região, e na baixada Santista. 

Previsão do modelo GFS



Fonte: NOAA, CPTEC, SIMEPAR

###### ATUALIZAÇÃO 19/06/2012 ######

Altos volumes de chuva continuam sendo esperados para o Sudeste, Paraná e Mato Grosso do Sul.

NOTE: MEANDERING FRONT AND FAVORABLE UPPER DYNAMICS WILL       FAVOR ORGANIZED CONVECTION ACROSS SOUTHEAST BRASIL DURING THE NEXT THREE. DURING THIS PERIOD...STRONG TOPOGRAPHICAL             FORCING ALONG THE SERRA DO MAR AND SERRA PARANAPIACABA WILL LIKELY RESULT IN LOCALIZED MAXIMA IN EXCESS OF 125MM. THIS WILL    BE CONDUCIVE TO FLASH FLOODING/MUD SLIDES.

O CPTEC emitiu alguns avisos, inclusive um Aviso Especial:
          
 Aviso Meteorológico Especial
 Hoje (19/06) haverá chuva forte com condições para temporais isolados e acumulados de chuva significativos em 24h, no sul de MS, norte e norte velho, parte do centro, leste e capital e litoral do PR e no oeste, sudoeste e sul de SP. 

Estado de Atenção
Hoje (19/06) haverá chuva forte com condições para temporais isolados e acumulados de chuva significativos em 24h, no oeste de MS, parte do planalto central, região da capital e Baixada Santista em SP. Do planalto norte ao litoral norte a instabilidade aumentará a partir da tarde, que dará condição para chuva localmente forte e isolada nessas áreas. Essas chuvas poderão ser acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.


Amanhã (20/06) haverá chuva moderada a forte, com potencial para acumulados em 24h significativos em SP (exceto no norte). Também haverá chuva moderada a forte de forma localizada no sul de MG, grande parte do RJ (exceto no norte e noroeste), MS (exceto nos extremos sul e norte), extremo norte, norte velho, leste e região de Curitiba e litoral do PR. Essas chuvas poderão ser acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.
Na quinta-feira (21/06) haverá chuva moderada a forte de forma localizada em SP, no Triângulo Mineiro e no sul de MG, grande parte do RJ (exceto nos extremos norte e noroeste), em MS (exceto no extremo sul), e de forma mais isolada no sul de MT e de GO e no extremo norte, norte velho, leste e região de Curitiba e litoral do PR. Essas chuvas poderão ser acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas. 

Previsão do modelo GFS


Imagem de satelite atual mostra o ciclone e a frente estacionaria responsaveis pela convergencia de umidade sobre o sudeste do Brasil, que aliada à divergencia em altitude vem causando a formação de tempestades:



Precipitação acumulada por satelite ultrapassa os 180mm em 48 horas:



Fonte: CPTEC, NASA, NOAA

4 comentários:

  1. Olá pessoal e boa noite,

    Gostaria de saber qual será a característica do tempo na região oeste do estado de SP (se for mais específico, no município de Martinópolis) tipo, se será chuvoso, se haverá ventos fortes e maiores ocorrências de tempestades serevas com chuvas fortes, descargas elétricas e ocorrência de granizo, lembrando que o período chuvoso no final do ano de 2009, quase danificou a barragem da represa laranja doce (tbm em martinópolis) com cheia rápida, alagamentos nos imóveis próximos à orla e o transbordamento da mesma (com uma chuva localizada de mais de 200MM que durou das 03:00 às 07:00 da manha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pablo, obrigado por visitar o Vortex Brasil e comentar.
      Infelizmente nós não somos meteorologistas e não podemos fazer previsão do tempo. Quer dizer, até podemos, mas corremos riscos de consequencias por ações juridicas. O que podemos fazer é divulgar dados que os institutos utilizam em suas previsões, para demonstra-las, e para os interessados poderem tirar suas conclusões. Tentamos divulgar diversos pontos de vista, de varios institutos como NOAA, SIMEPAR, INMET, CPTEC, etc. Recomendamos que os amigos que quiserem uma previsão mais detalhada visitem os sites destes institutos e adiquiram conhecimento sobre o funcionamento das previsões e modelos para poderem fazer sua propria interpretação a partir da perspectiva de alguém que conhece as peculiaridades da sua região versus as previsões dos modelos/institutos.

      Obrigado

      Excluir
  2. Olá Lucas,

    Entendo a sua afirmação, vamos dizer que eu também sou amador nessa área, ainda estou no 2° colegial, mas gosto de estudar sobre o clima, eu sempre acompanho os dados desses institutos, espero que sempre continuem com o trabalho que fazem, eu sempre fico de olho em possibilidades de tempestades severas, que a cada ano, vem ocorrendo com mais intensidade...

    No meu tempo livre gosto de ver essse site "http://www.tornadovideos.net/pages/full_screen/" onde mostra interceptações de tornados em tempo real.

    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pablo, se você tiver interesse, recomendo que participe do www.meteobrasil.com.br
      É um forum de meteorologia. O Vortex Brasil surgiu lá, onde temos varios interessados em tempo severo e meteorologia em geral.

      Excluir