terça-feira, 11 de outubro de 2011

Frente Fria traz temporais para o Rio Grande do Sul





Na última sexta-feira uma nova frente fria de forte intensidade avançou sobre o Rio Grande do Sul. O sistema foi intensificado pela advecção de ar mais quente e úmido do norte, além disto o sistema foi intensificado por um cavado (área alongada de baixa pressão) em altitude e por um vórtice ciclônico em níveis médios. O altos índices de instabilidade que se produziram, com -6 de Lifted sobre o RS, ajudaram na mistura explosiva segundo o Cptec.
A frente chegou primeiramente ao sudoeste gaúcho, onde o vento chegou a 90km/h em Uruguaiana segundo o aeroporto Rubem Berta. Nova área de instabilidade ''explodiu'' com o calor e baixa pressão sobre o pampa gaúcho e levou granizo para a cidade de Santana do Livramento.


Canal Vísivel mostra fluxo de umidade vindo do norte em direção ao sul



No momento que fazia 34ºC em Santa Maria e 30ºC em São Gabriel, a instabilidade avançou para norte atingindo a cidade de Quaraí. Lá o vento registrado pela estação do Inmet foi de 102km/h, mas existe a supeita de que um tornado tenha atingido a zona rural do município. Na cidade vizinha, a uruguaia Artigas, o vento chegou a 150km/h trazendo graves prejuízos e danos.

Imagem da área rural de Artigas

A instabilidade mais forte seguiu se deslocando para leste uma linha de tempestade de forte intensidade se formou sobre a Campanha Gaúcha, abaixo imagens de radar
Imagem de Bagé no sul do estado, mostra Shelf cCloud adentrando na cidade. Créditos: Vitor Vieira e João Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário