sábado, 29 de outubro de 2011

Tempestades Severas no Centro-Sul

A partir de hoje, os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo poderão ser atingidos por fortes tempestades, causadas pela combinação entre altos indices de instabilidade e um cavado que atua como mecanismo de levantamento. O WRF mostra que o indice MUCAPE pode passar de 3000j/kg, o que favorece a formação de tempestades muito fortes. A combinação deste indice com outros, mostra uma alta chance de formação de granizo de tamanho consideravel e ventos fortes. A ocorrencia de tornados é possivel nos 3 estados.


Trexos do alerta emitido pelo CPTEC:
Nas áreas em aviso na Região Sudeste, ressalta-se que o desenvolvimento de temporais é com alta chance de granizo e fortes rajadas de vento. Entre centro-oeste do PR e centro-sul de MS, os volumes de chuva deverão ser expressivos, podendo passar dos 80 mm em 24h de forma isolada. 

Os radares do Ipmet (Instituto de Pesquisas Meteorologicas) em Presidente Prudente e Bauru, ja mostram a atuação de tempestades severas com potencial para granizo e ventos fortes em diversas áreas dos estados em alerta:




Nenhum comentário:

Postar um comentário