sábado, 12 de novembro de 2011

Feriado com tempo severo em parte do Sul e Sudeste

Nos proximos dias existe a chance de tempo severo em partes de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Um sistema de baixa pressão se formará sobre o Paraguay e tomara uma rota não muito usual, atravessando Paraná e São Paulo até chegar no mar, onde formará um ciclone, provavelmente de natureza extratropical, mas não se descarta um ciclone subtropical.
O deslocamente desse sistema por essas regiões, associado a alta instabilidade causada pelo aquecimento e umidade vinda da Amazonia, criam um amabiente favoravel para a formação de tempestades com capacidade de produzir chuvas fortes, granizo, vendavais e até tornados. A situação é vista com preocupação para regiões do Paraná e São Paulo.
Outro risco são as inundações devido aos altos valores de precipitação que os modelos de previsão numerica apontam para as áreas litoraneas de São Paulo, Rio de Janeiro e Espirito Santo.

Trechos do alerta do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climaticos) e do GPT (Grupo de Previsão do Tempo):

No domingo (13/11) deverá ocorrer chuva forte (com condição para temporais, com descargas elétricas, rajadas de vento e chance de granizo, porém de forma mais isolada) em áreas do noroeste do RS (entre as regiões de Uruguaiana e Passo Fundo), oeste, norte e meio oeste de SC, centro, sul, oeste e norte do PR, sul, centro, norte e leste de MS, Triângulo Mineiro, oeste, sul e sudoeste de MG (incluindo a Zona da Mata), oeste e sul do RJ (incluindo a capital), oeste, centro, norte e nordeste de SP.
No centro e nordeste de SC (entre as áreas do Alto Vale, Planalto norte e litoral Norte e Médio Vale) e centro do PR haverá chuva contínua principalmente na madrugada da segunda-feira, diminuindo ao longo do dia. Ao longo do dia esperam-se chuvas contínuas que também poderão causar transtornos a população no leste do PR, leste, sul e sudoeste de SP (incluindo o litoral e a região da capital paulista). 

O modelo GFS (Global Forecasting System) apresenta valores de indices relacionados a formação de Supercelulas e tornados altos, o que pode indicar um evento preocupante para  Paraná e São Paulo.
O CPTEC mostra no mapa as regiões que segundo a legenda:



Temporais: Chuva forte capaz de gerar granizo e ou rajadas de vento com força destrutiva (velocidade aprox. de 90Km/h) e ou tornados.

O GPT recomenda o acompanhamento de atualizações na previsão do tempo.

Fonte: CPTEC


Atualização 14/11



Novo alerta do CPTEC/GPT

Aviso Meteorológico Especial

Na segunda-feira (14/11) há previsão de pancadas fortes de chuva no norte, nordeste e leste de SP (incluindo a capital e região do Vale do Paraíba), Triângulo Mineiro, Zona da Mata, sudoeste, sul e centro de MG (incluindo a capital) e oeste e centro-sul do RJ (incluindo a região serrana e a capital). 


Neste dia (14/11) a chuva contínua com intensidade moderada e por vezes forte poderá causar transtornos entre o leste e nordeste de SC e sul e litoral de SP. As pancadas de chuva localmente fortes ocorrerão no norte e oeste do RS, extremo oeste de SC e no sudoeste, oeste e norte do PR. 


Na terça-feira (15/11) persiste a condição de chuva forte no RJ (incluindo na capital e região serrana), norte e nordeste de SP (incluindo a capital), Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e litoral de SP, sendo que na capital deverá melhorar no fim do período, no Triângulo Mineiro, Zona da Mata de MG, centro-sul de MG (incluindo na capital). Neste dia a chuva deverá ser contínua e deverão ocorrer acumulados significativos no RJ (incluindo capital, áreas de divisa com MG e litoral sul), também no sudeste de MG e cone leste de SP. 


O acumulado de chuva entre a segunda (14/11) e a terça-feira (15/11) poderá passar de 90 mm em 24h, de forma isolada, principalmente nas áreas do sul de MG, do centro-sul do RJ e cone leste de SP. 


Entre segunda e terça-feira (14 e 15/11) haverá uma intensificação dos ventos na costa PR e do ES. No dia 14 os ventos de sul/sudeste poderão ter rajadas em torno de 50 km/h na costa norte de SC, PR e sul de SP e na terça-feira (15/11) deverão atingir a costa norte do RJ e do ES. No RJ a atuação deverá ser de ventos de nordeste. 


Ressalta-se que esta época do ano é conhecida como estação chuvosa e a chuva é provocada principalmente pelo forte aquecimento diurno e o elevado teor de umidade do ar. O horário preferencial de ocorrência da chuva intensa abrange o período compreendido entre a tarde e a madrugada do dia seguinte. Sendo assim, a intensidade e localização da chuva serão previstas apenas com algumas horas de antecedência e com a utilização de radares meteorológicos. 


Em certas ocasiões, como por exemplo, com atuação de episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a chuva é mais volumosa e apresenta uma distribuição mais homogênea. Neste caso, a previsibilidade de eventos extremos aumenta, podendo-se prever com mais de 48h de antecedência. 


O GPT recomenda acompanhar as atualizações da previsão de tempo. 


GPT 


Em situações de risco consulte a Defesa Civil.
Defesa Civil

2 comentários: