domingo, 6 de novembro de 2011

Outbreak de 25-28 de Abril, 2011

O maior outbreak de tornados ja registrado, extremamente violento, também conhecido como 2011 Super Outbreak ocorreu nos Estados Unidos, entre 25 e 28 de Abril. O Outbreak afetou o sul, centro e nordeste dos Estados Unidos, causando destruição notavel no estado do Alabama. Até 4 de agosto de 2011, o NWS (National Weather Service) havia confirmado a ocorrencia de pelo menos 336 tornados em 21 estados, do Texas até Nova York, incluindo alguns tornados isolados no Canadá.
No total, um numero estimado de 346 pessoas morreram durante esse outbreak, colocando-o como o quarto outbreak em numero de mortos da historia dos Estados Unidos. Os danos estimados chegam a 10 bilhões de dolares, um dos desastres naturais mais caros, mesmo com as correções de inflação.
Em especial, o dia de 27 de Abril foi considerado como o dia mais mortal desde o 1925 "Tri-state" outbreak.


O outbreak foi causado por uma combinação perfeita dos fatores favoraveis a formação de supercelulas com potencial alto para a produção de tornados fortes e de vida longa.
Um cavado vigoroso em altos/medios niveis adentrou as planicies centrais no dia 25 de Abril. Um ciclone extratropical se desenvolveu a frente desse cavado, entre o nordeste de Oklahoma e oeste do Missouri e se deslocou para nordeste. Essa situação se repetiu no dia 26, com o SPC (Storm Prediction Center) emitindo um risco alto de tempo severo para esse dia. O alerta continha a previsão de possibilidade de tornados fortes e de vida longa, que poderiam causar danos por grandes áreas. Ao anoitecer, devido aos altos valores de indices de instabilidade, como CAPE que estava entre 3000-4000j/kg, um CCM (Convective Mesoscale Complex) se formou, reduzindo o risco de tornados, porém causando danos devido a ventos fortes e granizo.

Convective Outlook emitido pelo SPC

Risco de tempo severo

Probabilidade de tornados
Com o desenvolvimento das tempestades, o SPC emitiu watches (avisos) de tornados, alguns com a classificação de PDS (Particulary Dangerous Situation). Em algumas áreas os riscos de tornados superiores a categoria EF2 eram de 90%, algo visto em pouquissimos eventos.


Exemplo de um PDS Tornado Watch


Imagem de satelite das tempestades
Imagem de radar das supercelulas com alertas de tornado

Pelo segundo dia consecutivo, algo raro, o SPC emitiu outro alerta de risco alto para o dia 27. No fim da manhã do dia 27, após o sistema que havia se formado no dia anterior causar danos aos sistemas de comunicação e alertas dos estados do Sul (Mississipi, Alabama, etc.) o SPC emitiu um alerta que foi visto pouquissimas vezes, elevando a probabilidade de tornados para 45%, com potencial para tornados violentos, destrutivos e de vida longa. Esse alerta foi emitido devido a presença de condições extraordinarias para a formação de supercelulas discretas, capazes de produzir tornados extramente violentos que podem ter duração superior a meia hora.
Um jato em baixos niveis de até 100kts aumentou os valores de shear para niveis extremos. O indice CAPE estava em niveis relativamente baixos variando entre 2000-3000j/kg, o que favoreceu a formação de tempestades mais isoladas no chamado "warm sector", ou setor quente, área adiante da frente fria.
Nesse dia 4 tornados foram classificados como EF5, categoria mais alta, com ventos minimos de 200mph (320km/h). Porém, como a classificação ser feita pelos danos, estima-se que um numero superior de tornados dessa categoria tenham se formado, porém não atingiram as estruturas que poderiam indicar toda sua força.
Varios tornados que ocorreram nesse dia provavelmente foram alguns dos mais fortes ja registrados na historia.

Convective outlook do dia 27


Risco de tempo severo

Probabilidade de tornados

Varios dos avisos emitidos pelo SPC eram PDSs, com risco altissimo de tornados violentos de vida longa com potencial para destruição extrema



Tempestade que produziu o violento EF5 de Philadelphia, MS

Um dos tornados mais notaveis foi o EF4 que atingiu Tuscaloosa e Birmingham, duas das maiores cidade do estado de Alabama. A trajetoria do tornado tinha aproximadamente 130km e o tornado atingiu o diametro de 2,4km. O tornado causou 63 mortes.



Produto de radar em 3D mostrando a assinatura do mesociclone

Imagem da tempestade sobre Tuscaloosa

Tuscaloosa, AL

Tuscaloosa, AL

Birmingham, AL

Birmingham, AL
Trajetoria da supercelula que produziu esse e outros tornados







Um dos mais impressionantes tornados foi o EF5 de Hackleburg, esse tornado matou 71 pessoas. Sua trajetoria alcançou 210km, a maior desse outbreak.









Imagens gerais:



Alertas emitidos durante o outbreak. (Vermelho: tornado - Amarelo: tempestade severa - Verde: inundações


Video do NOAA
http://www.youtube.com/watch?v=KGNp56W-jDY

Radar com identificação dos tornados produzidos
http://www.youtube.com/watch?v=J8uSIQLftME

Satelite
http://www.youtube.com/watch?v=yp2HTnxBmkI


Videos feitos por caçadores de tempestades, moradores e equipes de TV que estavam na região:

http://www.youtube.com/watch?v=vhKjv9GuARQ

Tornado de Hackleburg, AL
http://www.youtube.com/watch?v=CW7i4CbYLEQ
http://www.youtube.com/watch?v=zMS_E-KNgvs
http://www.youtube.com/watch?v=vcst_GGOqfM


Tuscaloosa/Birmingham, AL
http://www.youtube.com/watch?v=al44knl4cWQ
http://vimeo.com/22970879
http://www.youtube.com/watch?v=sA7TKSHJ_wM
http://www.youtube.com/watch?v=5ohIVzIZLuQ
http://www.youtube.com/watch?v=kxWRS-aFBW8


Rainsville, AL
http://www.youtube.com/watch?v=LpWbNcfTVik

Philadelphia, AL
http://www.youtube.com/watch?v=XInx2RsPIz8
http://www.youtube.com/watch?v=LTGJmaK3bsg

Oilville, VA
http://www.youtube.com/watch?v=vOnIX04eZBk

Cullman/Arab, AL
http://www.youtube.com/watch?v=tVoTAfEQ8C0
http://www.youtube.com/watch?v=2xSp33GTxs4


Enterprise, MS
http://www.youtube.com/watch?v=n_4Pm6Od7nY


Fontes: Stormtrack; Wikipedia; MeteoBrasil; SPC/NWS

Um comentário:

  1. Parabéns Lucas pelo excelente trabalho de levantamento. Avise-me quando você passar no vestibular para Meteorologia na USP -- estou certo de que você passa. Abraços. Ernani Nascimento, UFSM.

    ResponderExcluir