sexta-feira, 23 de março de 2012

Outono, temporada de tempo severo em São Paulo

Nesta semana tivemos o inicio do Outono (apesar do outono meteorologico ter começado a algum tempo), estação de transição entre o verão e o inverno, e no estado de São Paulo, estação favoravel a eventos significativos de tempo severo.
Foi no outono que tivemos o famoso tornado de Indaiatuba, mais forte tornado ja registrado em video no Brasil. Também foi no outono que a "tempestade de Ribeirão Preto" causou estragos na cidade do interior paulista.
Esse padrão pode ser explicado pela volta das frentes frias ao estado, que encontram ar bem aquecido a sua frente. No fim do verão e começo do outono também é possivel observar um aumento no numero de sistemas de baixa pressão que se formam sobre a região. Cavados em medios niveis e superficie avançam do Paraguay, passando por Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, até chegarem ao Atlantico, onde se aprofundam em ciclones extratropicais e subtropicais (minoria dos casos).
No dia de ontem, 22 de Março, uma desses frentes frias avançou do sul do Brasil, onde causou tempestades severas que causaram estragos em cidades como Pelotas, RS. O sistema chegou enfraquecido, porém ainda assim foi capaz de causar fortes tempestades no oeste de São Paulo. Tempestades mais fracas passaram por todo o estado com o avanço da frente, porém sem grandes danos registrados.
Em Araraquara, foi possivel observar a atividade elétrica do sistema que avançava:






Nenhum comentário:

Postar um comentário