domingo, 15 de abril de 2012

Outbreak de tornados nos EUA, 14/04/2012

Ontem, um grande outbreak de tornados atingiu os estados das planicies centrais dos Estados Unidos, causando, até o momento, 5 mortes confirmadas e 122 relatos de tornados (preliminares, numero de tornados ocorridos é bem menor)
Um sistema de baixa pressão que causou tempo severo na costa oeste avançou sobre as montanhas Rochosas e se aprofundou rapidamente ao chegar ao Colorado e avançar sobre as planicies centrais.
As 14GMT horas o SPC (Storm Prediction Center) emitiu a primeira Mesoscale Discussion do evento, mostrando o sistema bem próximo a Oklahoma, e ja dando sinais da iniciação da atividade convectiva.




Logo, o primeiro Tornado Watch do dia foi emitido, e se tratava de um PDS (Particulary Dangerous Situation), tipo de aviso emitido em dias com grande potencial de destruição e perda de vidas. O SPC colocava chances altas de tornados com força superior a EF2.


THE NWS STORM PREDICTION CENTER HAS ISSUED A
TORNADO WATCH FOR PORTIONS OF

CENTRAL KANSAS
NORTHWEST OKLAHOMA

EFFECTIVE THIS SATURDAY MORNING AND EVENING FROM 1045 AM UNTIL
600 PM CDT.

...THIS IS A PARTICULARLY DANGEROUS SITUATION...

DESTRUCTIVE TORNADOES...LARGE HAIL TO 4 INCHES IN DIAMETER...
THUNDERSTORM WIND GUSTS TO 80 MPH...AND DANGEROUS LIGHTNING ARE
POSSIBLE IN THESE AREAS.

A Dry Line avançou sobre Oklahoma e Kansas, disparando as primeiras supercelulas do dia. Apesar do ambiente extremamente favoravel para tornados, as tempestades encontravam dificuldades em manter os tornados no chão, e a maioria se tratou de pequenos tornados de curta duração, pela falta de energia para mante-los.



Porém, com o avanço da frente fria e de mais energia proveniente do sistema de baixa pressão, novas tempestades se formaram. O avanço da frente fria e da energia extra, também gerou uma resposta rapida das tempestades que se formaram na Dry Line, que passaram a produzir mesociclones e tornados mais intensos e de maior duração.



Supercelula que produziu um grande tornado proximo a Salina, Kansas

clique para ampliar
clique para ampliar

O Tornado, foto por Rob Hurkes: www.capbreak.com


Video por Tim e Paul Samaras




A frente fria logo causou novas tempestades também no Kansas e Oklahoma

Por Brad Panovich

Em Waynoka, Oklahoma, uma supercelula produziu multiplos tornados, e por duas vezes produziu tornados gemeos. Por radar foi possivel observar dois mesociclones em baixos niveis, indicando as duas áreas de rotação mais intensas.



Imagens de radar da supercelula


Visão 3D dos dados de refletividade

Circulações gemeas

Mesociclone dominante

Mesociclone dominante em 3D

Mapa feito pelo NWS (National Weather Service) com todos os Tornado Watches, Warnings e relatos de tornados de ontem



Fonte: NWS/SPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário