quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Furacão Sandy

O Furacão Sandy foi provavelmente um dos furacões mais notaveis de toda a história. Não pela sua força, atingiu apenas a categoria 2 no seu pico de intensidade, mas pelos seus efeitos devastadores. Mesmo sendo um Furacão de Categoria 1 por grande parte de sua vida. Sandy não teve chuvas excepcionais. Nem ventos fora do normal. Mas o saldo da tempestade é de mais de 151 mortos e US$60 bilhões em danos e perdas.

Sandy ainda como a TD18 no Caribe vista pelos satelites Goes 15, 14, 13 e 12


Sandy se formou ao sul da Jamaica e foi nomeada Depressão Tropical 18 no dia 22 de Outubro. Logo depois o ciclone tropical atingiu status de Tempestade Tropical, e recebeu o nome de Sandy.

Furacão Sandy desenvolve o olho ao se aproximar da Jamaica (GOES 13)

POES

Ao avançar pelo Caribe, Sandy atingiu seu pico de intensidade sobre as águas quentes da região, chegando a Categoria 2. O sistema foi um dos que causou mais danos a Cuba, que é um dos países mais preparados para esse tipo de situação no mundo.

Imagens do canal IR dos satelites de orbita polar em alta resolução.

O sistema perdeu força após passar por Cuba e flutou entre Categoria 1 e Tempestade Tropical. O sistema manteve sua força graças a corrente do Golfo, que leva águas quentes ao Atlantico Norte.


Sandy se mantece como Categoria 1 ao passar pela costa leste dos EUA. O sistema se tornou o maior ciclone tropical ja registrado no Atlântico, com um campo de ventos superior a 900 milhas de diametro.



Ao se aproximar do nordeste dos EUA, Sandy passou a receber energia baroclinica de um sistema sobre o continente. Isso impediu que o ciclone, mesmo perdendo seu status de ciclone tropical e sua energia vinda das águas quentes do mar, continuasse com sua força de Furacão Categoria 1. Naquele momento, mesmo que a tempestade desaparecesse por magica, seus efeitos ainda seriam intensos. O que foi excepcional em Sandy foi a combinação de um sistema forte, que coincidiu com uma frente fria avançando pelos Estados Unidos e Canadá. Isso forneceu energia para Sandy. O sistema produziu um aumento no nivel do mar, chamado de Storm Surge. Os ventos vindos da parte nordeste do sistema elevaram o nivel do mar e empurraram a parede de água em direção ao continente. Por ser uma área de baias, isso gerou um efeito afunilador, elevando ainda mais o nivel do mar. Para finalizar, a lua cheia associada a maré alta no momento do landfall criou um storm surge recorde para varias regiões.

Sandy horas antes de fazer landfall


O ciclone fez landfall na área de Atlantic City, em New Jersey. Na cidade de Nova York, o nivel do mar chegou a 4 metros acima do nivel normal. A cidade foi uma das que sofreu maiores prejuizos e perdas financeiras, pois o sistema de metros foi inundado e deve demorar 1 mes para ser recuperado totalmente.


Os efeitos de Sandy na distribuição de energia elétrica na região nordeste dos EUA

Tuckerton, NJ (US Coast Guard via TheBigPicture/AFP/Getty Images)

Nova York, NY (Andrew Burton/Getty Images via The Big Picture)

Manhattan no escuro (Mehdi Taamallah/AFP/Getty Images)

Santo Domingo, Republica Dominicana (Ricardo Rojas/Reuters)

Rodanthe, North Carolina (Steve Earley/The Virginian-Pilot via Associated Press)


Fonte: CIMSS, NASA, The Big Picture, Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário