quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Supercélula em São Gabriel no dia 22/11

O avanço de uma frente fria havia levado tempo severo a parte da Argentina no dia anterior, inclusive com a formação de supercélulas no país vizinho. Pela tarde da quinta-feira (22) um típico quadro pré-frontal se instalou sobre o Rio Grande do Sul, enquanto uma frente de rajada proveniente das tempestades na Argentina adentrava sobre o território gaúcho. Fez bastante calor no estado e tempestades isoladas se formaram, sendo uma responsável por provocar danos na cidade de Candelária.
No final da tarde começaram a se formar tempestades sobre a frente de rajada e no município de São Gabriel, que tivera 37,4°C, se formou uma célula de tempestade na dianteira da frente. Durante um período de 15min que esteve próxima e sobre a cidade, a tempestade inteira apresentou rotação que é uma característica de supercélula, se destacando por uma rara rotação anti-horária.





Ao se afastar da cidade uma estrutura semelhante a um Inflow Band se formou na parte direita da tempestade, que estava voltada para leste. O Inflow Band (banda de ingresso, em tradução livre) é uma estrutura associada ao updraft da tempestades, sendo uma das correntes de alimentação da mesma.




Nenhum comentário:

Postar um comentário