terça-feira, 12 de março de 2013

Tornados de março

O ingresso mais frequente de massas de ar frio com a transição para o outono tem favorecido a ocorrências de tempestades no Conesul, com um aumento no registro de atividade tornádica.
Neste último final de semana o deslocamento de um sistema frontal induziu a formação de tempestades fortes sobre a província argentina de Buenos Aires. Na cidade de Arrecife um tornado tocou o solo destruindo casas e partindo árvores ao meio.


Em San Miguel del Monte na mesma província argentina, também ocorreu um tornado, mesmo com a condensação não chegando ao solo as imagens mostram o levantamento de poeira, confirmando o tornado. Caso não houvesse efeitos no solo, o fenômeno seria apenas uma nuvem-funil.

 


Estas ocorrências não foram as únicas, no começo do mês um tornado atingiu Villa Lugano, na grande Buenos Aires. No dia 02 uma intensa frente fria se deslocava sobre o centro do país enquanto o ingresso de ar quente mais ao norte favorecia  a ocorrência de tempestades isoladas e pré-frontais. Conforme meteorologistas locais a tempestade que provocou o tornado era uma célula pré-frontal e o tornado um F0 a um F1 fraco.


A cobertura de um supermercado foi arrancada e arremessada contra prédios residencias vizinhos com tamanha força que uma barra de ferro penetrou em uma parede e foi parar dentro um dos apartamentos. As câmeras de vigilância instaladas no local registram o momento em que a cobertura do supermercado é arremessada com a passagem do tornado.



Além destes reportes na Argentina, dois tornados foram registrados sobre o Brasil. A primeira ocorrência do mês em território brasileiro se deu em 3 de março, no interior da cidade paulista de Limeira. Um galpão foi destelhado numa propriedade rural foi o único registro de danos pelo tornado. A segunda ocorrência se deu sobre o estado do Paraná, no último final de semana , conforme danos e relatos de moradores.

Tornado em Limeira-SP

Fonte : SMN, RPC TV, TN, Arrecife Digital, Foro Gustfront

Nenhum comentário:

Postar um comentário