quinta-feira, 9 de maio de 2013

Tempestades atingiram o Rio Grande do Sul no começo de maio

Entre os dias 2 e 3 de maio o Rio Grande do Sul voltou a enfrentar tempo severo com o deslocamento de uma área de baixa pressão e na sequência um sistema frontal. Na tarde da quinta-feira (2) o ingresso de ar quente pelo Jato de Baixos Níveis e a queda da pressão atmosférica favoreceram o surgimento de tempestades fortes na região da Campanha Gaúcha, pelas imagens de radar pelo menos três tempestades apresentam elevada refletividade (70dBz), o que condiz com queda de granizo.
O granizo precipitado pelas células de tempestade atingiram ao menos três cidades : Caçapava do Sul, Dom Pedrito e Lavras do Sul. Não há informações no entanto se outros municípios tiveram queda de granizo, mas especula-se que sim visto a intensidade das tempestades com destaque para a célula que atingiu Caçapava do Sul (animação abaixo) e que se manteve ativa e forte desde a fronteira com o Uruguai até alcançar o mar passando sobre Porto Alegre.


Na sexta-feira ( dia 3) a frente fria associada a área de baixa pressão se formou e organizou sobre o território uruguaio enquanto tempestades pré-frontais se ativam sobre o território do Rio Grande do Sul. Assim como no dia anterior o radar indicou elevada refletividade (75dBz) em algumas células convectivas, com destaque para duas intensas células de tempestade que atingiram a região de Bagé no começo do dia, provocando danos devido a intensa queda de granizo nos municípios de Hulha Negra e Aceguá.

Frente de rajada alcançando a cidade de Candiota, próxima a Bagé. Foto de Vanessa Lucas Lopes.

Granizo acumulou nos campos de Aceguá:


A frente fria avançou com uma linha de tormentas bem definida no começo da tarde do dia 3, sendo registradas rajadas de vento e chuva forte em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Como em outros locais pode ser registrada uma frente de rajada na chegada do sistema frontal em São Gabriel, cujas fotos estão amanhã aqui no blog.

Imagem de radar no momento em que a linha avançava sobre o Rio Grande do Sul.


O vento registrado com o avanço da frente fria não provocou danos generalizados, mas em alguns pontos isolados houveram danos e prejuízos, como em Canguçu. Enquanto cidades do norte gaúcho tinham rajadas de 60km/h com o ingresso de ar quente pelo Jato de Baixos Níveis , o município do sul do estado teve registro de rajadas de 100km/h, conforme estação do Instituto Nacional de Meteorologia localizado na área urbana. Só que no interior do município uma faixa delimitada de danos intensos no Quinto Distrito de Canguçu mostra que um tornado atingiu o município. Os danos vão desde casas destelhadas e destruídas a árvores decepadas e derrubadas em sentidos diversos. Abaixo imagem de Bianca Campos e Kairo Kappel.



Veja o ''storm reports'' do avanço da área de baixa pressão e do sistema frontal:

Fonte : Zero Hora, Correio do Povo, RBS TV, Metsul, Prefeitura de Canguçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário