segunda-feira, 20 de maio de 2013

Tornado de Moore, OK, 20 de Maio de 2013

Hoje, 20 de Maio de 2013, tivemos um tornado histórico. Ainda não temos uma classificação oficial, numero de vitimas final ou estudos feitos. Mas as imagens falam por si só. Um tornado enorme, podendo ter passado de 3km de diametro, violento, de longa duração, que causou destruição absoluta em boa parte de sua trajetoria, principalmente sobre a cidade de Moore, em Oklahoma.

Foto por Ben Holcomb
Moore não é estranha a violentos tornados. O tornado com os ventos mais fortes ja registrados atingiu a mesma cidade em 3 de Maio de 1999. O que é ainda mais inacreditável é que o tornado de hoje pode ter superado o histórico de 99 em quase todos os aspectos. Relatos iniciais indicam possibilidade de danos ainda piores. Porém, como acontece com a maioria dos tornados , aparentemente não houve medição dos ventos por radar móvel, o que pode deixar esse tornado "mais fraco" do que o de 99.

Foto por Lawrence McEwen/SVRHD.com
O escritorio do National Weather Service em Norman, OK, fez uma estimativa inicial baseado em fotos e radar de que o tornado seja pelo menos um EF4. A classificação, aparentemente uma "aposta segura", tem grandes chances de ser aumentada durante a semana, com as avaliações e coleta de dados que será feita pela equipe do escritorio.



Os relatos das equipes de emergencia dão conta de 51 mortes confirmadas em Moore, superando o numero de vitimas do tornado de 1999. Há no entanto, um relato de que 24 crianças estariam presas sob os destroços em uma escola, suas condições são desconhecidas. Os relatos também indicam 120 pessoas em atendimento no hospital de Moore, por volta de 70 delas são crianças.

Foto por Basehunters
As imagens dos danos mostram que poucas estruturas ficaram de pé, em algumas áreas, nada sobrou. Era de se esperar que, em relação a 1999, as residencias e outras construções fossem mais preparadas para esse tipo de evento (obviamente, resistir a ventos de 500km/h seria um feito de engenharia). Esse fato mostra que talvez esse tornado tenha sido sim mais violento do que o de 1999.

Foto por Lawrence McEwen/SVRHD.com

Mais informações sendo atualizadas nas paginas do Vortex Brasil no Facebook e Twitter.

3 comentários:

  1. Se foi mais violento, então acho que teremos o primeiro EF6 da história... Classificações à parte, foi uma tragédia. Meus sentimentos às famílias que tento perderam no dia de hoje...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, a escala EF vai até EF5 apenas. A escala F, que vai até F12, não é mais utilizada e classificações acima de F5 só poderiam ser utilizadas em uma situação em que os ventos fosse medidos por radar doppler indicando força superior a categoria F5.

      Excluir
  2. Tornado em Moore, OK classificado como EF5.

    @NWSNorman: At least one area of EF-5 damage was found by survey crews

    ResponderExcluir