sábado, 26 de outubro de 2013

Tempestades em São Gabriel - 23/10/2013

A presença de um cavado sobre  o estado e o ingresso de ar quente e úmido pelo Jato de Baixos Níveis ativou muitas tempestades sobre o Rio Grande do Sul na quarta-feira. Diversos municípios do território gaúcho tiveram transtorno com as fortes precipitações e com inclusive queda de granizo.
Em São Gabriel algumas tempestades também se formaram, no entanto apesar de forte refletividade por alguns momentos nas imagens de radar, elas não trouxeram tempo severo para a região.
No começo da tarde a primeira tempestade se forma e se desloca ao norte da cidade com o sentido oeste-leste de deslocamento. A célula durante seu deslocamento apresentou durante o deslocamento um rebaixamento em sua base e por alguns momentos pareceu se formar um pequeno funil nesta região (logo mais neste post um vídeo da tempestade ).









No final da tarde um intensa tempestade se desenvolveu próxima a São Francisco de Assis alcançando a escala em dBz na varredura do radar de Santiago. Ao se deslocar para sudeste a célula foi perdendo força e ao chegar sobre a cidade de São Gabriel provocou chuva fraca. Porém havia forte atividade elétrica e no norte do município a chuva caiu forte. O avanço da nuvem e o pôr-do-sol coloriram o céu com uma tonalidade ''amarelada'' antes do fim do dia.








Nenhum comentário:

Postar um comentário