segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Tempestades severas em parte do RS, SC, PR, MS e SP

Aviso Meteorológico Especial

Como já foi previsto pelo CPTEC, o tempo severo atingiu boa parte do centro-oeste do RS desde o início desta madrugada. Várias cidades desta área do RS sofreram grandes impactos devido às fortes rajadas de vento registradas. Em algumas localidades os ventos máximos superaram os 100 Km/h. A tendência para as próximas horas é que o tempo severo ainda continue atuando sobre o centro-norte do RS (microrregiões: porção norte do Vale do Uruguai, Planalto e Serra do Nordeste). No decorrer do período a intensidade da chuva diminuirá sobre estas áreas. Neste dia também deverá ocorrer (ao longo do período) tempo severo sobre grande parte de SC e do PR, no sul de MS e no sul e sudoeste de SP.


A partir da tarde e noite de hoje haverá chance de formação de linhas de instabilidade que se deslocarão de oeste para leste entre o centro-sul de MS e grande parte de SP. Por isso, não se descarta também a ocorrência de chuva forte localizada sobre esta área.


Em várias localidades desta área de aviso as chuvas intensas virão com ventanias, raios e queda de granizo. Não se descarta a ocorrência de acumulado significativo de chuva, principalmente, no centro-oeste e noroeste do RS e oeste de SC.
Ressalta-se que estes temporais apresentarão alto poder destrutivo. 


Recomenda-se acompanhar as atuações dos avisos meteorológicos. Ressalta-se ainda que, a precisão da localização e intensidade das chuvas poderá ser feita apenas através da utilização de radares meteorológicos e com algumas horas de antecedência.


GPT


Em situações de risco consulte a Defesa Civil.
Defesa Civil


Fonte: CPTEC/INPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário