sábado, 18 de fevereiro de 2012

Avisos do CPTEC emitidos em 18/02/2011

O CPTEC emitiu alguns avisos para as condições do tempo no Brasil neste sábado, e um aviso especial para chuvas fortes no Nordeste.
Confira:

Aviso Meteorológico Especial

Hoje (18/02) haverá condição para fortes pancadas de chuva em áreas de SE, AL, PE, PB, RN, CE, leste e norte do PI, centro norte do MA. Na faixa leste entre RN, e AL (incluindo as capitais) o dia será de chuva e haverá períodos de chuva forte com acumulados significativos. 


Amanhã, domingo, (19/02) a condição para fortes pancadas de chuva persiste entre leste de PE, PB, RN, CE, centro-norte do PI e do MA. Na faixa litorânea de PE e da PB e no leste do RN (incluindo nas capitais) persiste a previsão de chuva com períodos de chuva forte e acumulados significativos. 


Na segunda-feira (20/02) e na terça-feira (21/02) a previsão de chuva significativa persiste entre leste do RN e litoral de PE (incluindo as capitais). 


Os acumulados de chuva entre hoje a o domingo (48h) poderão passar dos 100 mm em áreas da faixa leste entre PE e RN. E como a previsão é de que a chuva continue no início da semana esta área poderá passar por transtornos devido à continuidade e aos acumulados de chuva. Acompanhem as atualizações deste aviso. 




A localização precisa e intensidade da chuva poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência e apenas com a utilização de radares meteorológicos. 


O GPT recomenda acompanhar as atualizações da previsão de tempo. "Previsão de Tempo a serviço da sociedade" 


Para o resto do Brasil:

Estado de Atenção

Neste sábado (18/02) deverá ocorrer fortes pancadas de chuva em áreas do: norte, oeste e sul de GO, MT e em MS (de forma mais isolada e rápida no centro-sul de MT e em MS); no centro-norte, oeste e sul do TO, centro-sul, leste e nordeste do PA, leste, centro, oeste e noroeste do AM (incluindo a capital), AC e RO; no norte e nordeste da BA, sul do MA e do PI. 
No interior do RS haverá temporais com fortes pancadas de chuva e granizo de forma isolada, com maiores chances no noroeste, centro e sudeste do Estado. 
No período da tarde poderão ocorrer pancadas de chuva de forma isolada e rápida, porém, forte e acompanha de rajada de vento, descarga e elétrica e até mesmo granizo no interior de SP, sul de MG e nordeste e norte do PR. 




Em algumas áreas do AC, oeste e centro-leste do AM, centro-sul e nordeste do PA, ocorrerão acumulados diários significativos que ultrapassarão os 60 mm. 


No domingo (19/02) deverá ocorrer pancada forte de chuva em áreas do centro e oeste de MS, faixa oeste de GO, MT, AC, RO, AM, extremo sul de RR, sul e leste do AP, PA (exceto o extremo noroeste do Estado), TO, sul do e do PI, centro-oeste de PE e norte da BA. 
A partir da tarde ocorrerá chuva forte de forma isolada porém acompanhada de temporais no norte e nordeste de SC (Planalto Norte, Vale do Itajaí, norte do Meio Oeste), interior e litoral do PR, interior de SP e no extremo sul de MG e Triângulo Mineiro. 


IMPORTANTE: Ressalta-se que a chuva forte prevista para as Regiões Centro-Oeste, Sul e Norte será isolada e ocorrerá principalmente durante a tarde, noite e madrugada devido ao forte aquecimento diurno e a alta umidade. No Sudeste, as pancadas de chuva serão bastante isoladas e principalmente no período da tarde devido ao aquecimento extremo. Estas características são comuns para esta época do ano e para a condição metorológica que predomina no país. 


A localização precisa e intensidade da chuva poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência e apenas com a utilização de radares meteorológicos. 


O GPT recomenda acompanhar as atualizações da previsão de tempo. "Previsão de Tempo a serviço da sociedade" 

O CPTEC recomenda contatar a Defesa Civil de sua cidade ou estado em caso de situações de risco.

Fonte: CPTEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário