Ontem a formação de um Sistema Convectivo de Mesoescala trouxe vento de 100km/h em algumas cidades argentinas. E nesta terça-feira, a frente de rajada do sistema, avança sobre o sul gaúcho favorecendo a formação de tempestades na região. Como é o caso de Bagé onde já choveu forte.
O CPTEC alerta para chuva forte com possibilidade de vento e granizo no Rio Grande do Sul, mas de caráter isolado nesta terça-feira. Confira o alerta do Cptec/Inpe:
-------
Hoje (28/02) ocorrerá chuva forte localizada no sul, centro, oeste e norte do RS (principalmente no oeste da região da Campanha, no Vale do Uruguai e nas Missões), SC, PR, extremo sul de SP, sul de MS, extremo oeste e norte de GO, MT, TO, MA (exceto o extremo sul do Estado), PI (exceto o extremo leste do Estado), centro-norte do CE, litoral norte do RN, AP, PA, AC(vide aviso meteorológico especial), RO e no AM (principalmente o centro-sul do Estado).
No centro-leste do PR (principalmente a região do litoral e de Curitiba) e no nordeste de SC (litoral Norte e Médio Vale) haverá condições para acumulados pontuais significativos de chuva. No RS, as pancadas de chuva ocorrerão a partir da tarde e serão de forma localizada. Porém, devido às elevadas temperaturas haverá condição para queda de granizo.
Amanhã (29/02) a chuva forte deverá se concentrar principalmente no RS, SC, PR (exceto o nordeste do Estado), MS (de tarde e bem localizado), oeste e sudoeste de GO, MT (menores chances no leste do Estado), PA, centro-norte do MA, norte do PI e do CE, norte do RN, centro-sul do AM, AC (menores chances) e RO.
Na quinta-feira (01/03) a chuva forte deverá se concentrar principalmente no RS (melhora ao longo do dia), SC, PR, sul e oeste de SP, MS, oeste de GO, oeste e norte do TO, MA (exceto o sul do Estado), norte do PI e do CE, leste do AP, MT, PA, AC, RO e no centro-sul do AM.
IMPORTANTE: Ressalta-se que a chuva forte prevista para a maioria das Regiões do Brasil será isolada e ocorrerá principalmente durante a tarde, noite e madrugada devido ao forte aquecimento diurno e a alta umidade. Estas características são comuns para esta época do ano.
IMPORTANTE: Ressalta-se que a chuva forte prevista para a maioria das Regiões do Brasil será isolada e ocorrerá principalmente durante a tarde, noite e madrugada devido ao forte aquecimento diurno e a alta umidade. Estas características são comuns para esta época do ano.
-------
Na q uarta-feira deve ter muitas nuvens sobre o estado gaúcho, segundo o Inmet. E a partir da noite a passagem de uma área de baixa pressão favorece a formação de tempestades, trazendo chuva forte com potencial para danos, como alagamentos e queda de granizo acompanhada de vento.
As projeções dos modelos numéricos indica bastante chuva sobre o sul gaúcho principalmente, com projeções que ontem chegaram a 200mm no modelo Cosmo do Inmet. Abaixo a tendência dos acumulados até sexta-feira, pelo modelo GFS da NOAA:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEii5Xw4OjHyj83CqsK0aKvicJBH5ICnyCL7DmYjXeaBkxQtcfjKAfNjpnbG2ADWAonbfT4oiGirCbi56gfBuqv3EbNIdKv5B9HcTglm90iqsR4B8mxHk08h744RNhis9VADwSZOdDoH_wo/s400/chuva.png)
Os modelos não permitem descartar a chance de supercélulas, em meio ao cenário de instabilidade que começo hoje no RS. Nas projeções do GFS nota-se a presença do Jato de Baixos Níveis, que trará a advceção de ar quente para a região, principalmente na manhã de quinta-feira.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBmJRvlloKBhwXbNumTaqLOI7dU3ozmPiYpsBPd0mfKsNoJLL4TfsU9l7tWgMNgMor7a8My-PLHxlNtH5djvulHda00Zrm9C-4nhdV4TnFs0kWNqIegvXbRZU-HUt6_oJQNFw3L5K-W_M/s400/ATEST17286.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwpJ2Xqcq4YsegJUgi6TSTYEdzBv6Qd_g-JbQo_uGrdO1MlTzEJqcb5l0fGT4vdihlJs-Yh0R4X-woAvYufOf9hWh7nszBJ3DYLeaKtCbqUSUBHHTdOF5V2yryLHKb9hR_sBLlH0VRGbo/s400/ATEST14917.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfLh26LxPnTdSj8wvGaksT7OjzonbICL8GuXdz7dZedBTv4FVZ3BLOC0Wlp27VeJAiVhIFfumR9JIUsPPfu2kbe8ODnJyBURCheneffA2ZsR25aPBd8W7u1sxrHnMjSy83vzylohKlZRg/s400/pnm_20.gif)
Pois esta linha pré-frontal aparece na discussão do HPC/NOAA, para a América do Sul, inclusive com alerta para a alta chance de tempo severo e com acumulados podendo alcançar 70mm.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfp50O7hjtOLCZARpmOLRUyGDWhmSiOSWJBLGjRJoAWXMxHpvRk95rlYZYHiJWjdkDA3HZD2JFXzC9Eza_RiiUdrj5yjhx7ZVfGOVvSYIVkUR_yUMIeQE_kY6CpjabUTfvNG2yKOogiRY/s400/d2.gif)
Fontes: Gruma, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe
Nenhum comentário:
Postar um comentário