terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Tempestades no sul, com tendência de chuva forte

Ontem a formação de um Sistema Convectivo de Mesoescala trouxe vento de 100km/h em algumas cidades argentinas. E nesta terça-feira, a frente de rajada do sistema, avança sobre o sul gaúcho favorecendo a formação de tempestades na região. Como é o caso de Bagé onde já choveu forte.
O CPTEC alerta para chuva forte com possibilidade de vento e granizo no Rio Grande do Sul, mas de caráter isolado nesta terça-feira. Confira o alerta do Cptec/Inpe:

-------
Hoje (28/02) ocorrerá chuva forte localizada no sul, centro, oeste e norte do RS (principalmente no oeste da região da Campanha, no Vale do Uruguai e nas Missões), SC, PR, extremo sul de SP, sul de MS, extremo oeste e norte de GO, MT, TO, MA (exceto o extremo sul do Estado), PI (exceto o extremo leste do Estado), centro-norte do CE, litoral norte do RN, AP, PA, AC(vide aviso meteorológico especial), RO e no AM (principalmente o centro-sul do Estado).

No centro-leste do PR (principalmente a região do litoral e de Curitiba) e no nordeste de SC (litoral Norte e Médio Vale) haverá condições para acumulados pontuais significativos de chuva. No RS, as pancadas de chuva ocorrerão a partir da tarde e serão de forma localizada. Porém, devido às elevadas temperaturas haverá condição para queda de granizo.

Amanhã (29/02) a chuva forte deverá se concentrar principalmente no RS, SC, PR (exceto o nordeste do Estado), MS (de tarde e bem localizado), oeste e sudoeste de GO, MT (menores chances no leste do Estado), PA, centro-norte do MA, norte do PI e do CE, norte do RN, centro-sul do AM, AC (menores chances) e RO.

Na quinta-feira (01/03) a chuva forte deverá se concentrar principalmente no RS (melhora ao longo do dia), SC, PR, sul e oeste de SP, MS, oeste de GO, oeste e norte do TO, MA (exceto o sul do Estado), norte do PI e do CE, leste do AP, MT, PA, AC, RO e no centro-sul do AM.

IMPORTANTE: Ressalta-se que a chuva forte prevista para a maioria das Regiões do Brasil será isolada e ocorrerá principalmente durante a tarde, noite e madrugada devido ao forte aquecimento diurno e a alta umidade. Estas características são comuns para esta época do ano.
-------

Na q uarta-feira deve ter muitas nuvens sobre o estado gaúcho, segundo o Inmet. E a partir da noite a passagem de uma área de baixa pressão favorece a formação de tempestades, trazendo chuva forte com potencial para danos, como alagamentos e queda de granizo acompanhada de vento.

As projeções dos modelos numéricos indica bastante chuva sobre o sul gaúcho principalmente, com projeções que ontem chegaram a 200mm no modelo Cosmo do Inmet. Abaixo a tendência dos acumulados até sexta-feira, pelo modelo GFS da NOAA:

Os modelos não permitem descartar a chance de supercélulas, em meio ao cenário de instabilidade que começo hoje no RS. Nas projeções do GFS nota-se a presença do Jato de Baixos Níveis, que trará a advceção de ar quente para a região, principalmente na manhã de quinta-feira.

As projeções do WRF, modelo rodado pelo Gruma, indicam a formação de uma linha na manhã de quinta-feira. As tempestades englobadas nela, trariam chuva de até 50mm em 6h, segundo o modelo:

Pois esta linha pré-frontal aparece na discussão do HPC/NOAA, para a América do Sul, inclusive com alerta para a alta chance de tempo severo e com acumulados podendo alcançar 70mm.

Fontes: Gruma, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Tempestades na região de Araraquara, SP, 24/02/2012

Ontem, dia 24 de fevereiro, tempestades se formaram em grande parte do estado de São Paulo, em sua grande maioria as classicas tempestades de verão. Porém, devido a alta instabilidade algumas dessas tempestades produziram granizo, chuva intensa e ventos fortes.
Na região de Araraquara foi possivel observar varias tempestades pela região. A bela estrutura que essas tempestades apresentaram foi realçada pelo por do sol, proporcionando um belo cenario.








quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Frente de Rajada em Vila Nova do Sul - 21/02

O avanço de uma frente fria na terça-feira trouxe chuva mais generalizada para o Rio Grande do Sul. E com o ar quente em sua dianteira, se formaram núcleos convectivos mais fortes no sistema frontal.
Em Uruguaiana a chuva foi de 50mm , mas em diversas áreas do estado a chuva foi pouca. A exemplo de Vila Nova do Sul onde foram apenas 5mm na terça-feira.

E foi em Vila Nova do Sul que uma tempestade avançou após o meio-dia, trazendo chuva e vento. Mas assim como a chuva, foi pouco vento, com rajadas que não alcançaram os 30km/h.
Porém ficam abaixo as imagens da frente de rajada:



Panorâmica da Tempestade (clique para ampliar)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Show de Mammatus em Vila Nova do Sul - 19/02

O dia 19 de fevereiro foi o mais quente de 2012 no Rio Grande do Sul até o presente momento. Com o calor que superou 40ºC em diversas cidades, tempestades se formaram, trazendo belas imagens:

A imagem acima é de Vila Nova do Sul, onde a máxima havia sido de 39,3ºC.
Com o calor e a umidade, uma tempestade se formou a norte da cidade. Rapidamente se foraram cirrus e uma coluna de precipitação em sua base. Mas a tempestades perdeu força.
E graças a dissipação da tempestade, se formaram belas mammatus. Confira mais fotos:

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Avisos do CPTEC emitidos em 18/02/2011

O CPTEC emitiu alguns avisos para as condições do tempo no Brasil neste sábado, e um aviso especial para chuvas fortes no Nordeste.
Confira:

Aviso Meteorológico Especial

Hoje (18/02) haverá condição para fortes pancadas de chuva em áreas de SE, AL, PE, PB, RN, CE, leste e norte do PI, centro norte do MA. Na faixa leste entre RN, e AL (incluindo as capitais) o dia será de chuva e haverá períodos de chuva forte com acumulados significativos. 


Amanhã, domingo, (19/02) a condição para fortes pancadas de chuva persiste entre leste de PE, PB, RN, CE, centro-norte do PI e do MA. Na faixa litorânea de PE e da PB e no leste do RN (incluindo nas capitais) persiste a previsão de chuva com períodos de chuva forte e acumulados significativos. 


Na segunda-feira (20/02) e na terça-feira (21/02) a previsão de chuva significativa persiste entre leste do RN e litoral de PE (incluindo as capitais). 


Os acumulados de chuva entre hoje a o domingo (48h) poderão passar dos 100 mm em áreas da faixa leste entre PE e RN. E como a previsão é de que a chuva continue no início da semana esta área poderá passar por transtornos devido à continuidade e aos acumulados de chuva. Acompanhem as atualizações deste aviso. 




A localização precisa e intensidade da chuva poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência e apenas com a utilização de radares meteorológicos. 


O GPT recomenda acompanhar as atualizações da previsão de tempo. "Previsão de Tempo a serviço da sociedade" 


Para o resto do Brasil:

Estado de Atenção

Neste sábado (18/02) deverá ocorrer fortes pancadas de chuva em áreas do: norte, oeste e sul de GO, MT e em MS (de forma mais isolada e rápida no centro-sul de MT e em MS); no centro-norte, oeste e sul do TO, centro-sul, leste e nordeste do PA, leste, centro, oeste e noroeste do AM (incluindo a capital), AC e RO; no norte e nordeste da BA, sul do MA e do PI. 
No interior do RS haverá temporais com fortes pancadas de chuva e granizo de forma isolada, com maiores chances no noroeste, centro e sudeste do Estado. 
No período da tarde poderão ocorrer pancadas de chuva de forma isolada e rápida, porém, forte e acompanha de rajada de vento, descarga e elétrica e até mesmo granizo no interior de SP, sul de MG e nordeste e norte do PR. 




Em algumas áreas do AC, oeste e centro-leste do AM, centro-sul e nordeste do PA, ocorrerão acumulados diários significativos que ultrapassarão os 60 mm. 


No domingo (19/02) deverá ocorrer pancada forte de chuva em áreas do centro e oeste de MS, faixa oeste de GO, MT, AC, RO, AM, extremo sul de RR, sul e leste do AP, PA (exceto o extremo noroeste do Estado), TO, sul do e do PI, centro-oeste de PE e norte da BA. 
A partir da tarde ocorrerá chuva forte de forma isolada porém acompanhada de temporais no norte e nordeste de SC (Planalto Norte, Vale do Itajaí, norte do Meio Oeste), interior e litoral do PR, interior de SP e no extremo sul de MG e Triângulo Mineiro. 


IMPORTANTE: Ressalta-se que a chuva forte prevista para as Regiões Centro-Oeste, Sul e Norte será isolada e ocorrerá principalmente durante a tarde, noite e madrugada devido ao forte aquecimento diurno e a alta umidade. No Sudeste, as pancadas de chuva serão bastante isoladas e principalmente no período da tarde devido ao aquecimento extremo. Estas características são comuns para esta época do ano e para a condição metorológica que predomina no país. 


A localização precisa e intensidade da chuva poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência e apenas com a utilização de radares meteorológicos. 


O GPT recomenda acompanhar as atualizações da previsão de tempo. "Previsão de Tempo a serviço da sociedade" 

O CPTEC recomenda contatar a Defesa Civil de sua cidade ou estado em caso de situações de risco.

Fonte: CPTEC

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Chance de tempo severo na Argentina

Ontem tempestades trouxeram granizo e vendavais para o território argentino. As áreas mais afetadas foram a província de Santa Fé, La Pampa e Buenos Aires.O tempo ainda permaneceu instável na região nesta sexta-feira, mas sem desenvolvimento de fortes tempestades.


No entanto amanhã o avanço de uma frente fria sobre o norte patagônico, induz a formação de tempestades. Novamente sobre as províncias de La Pampa e Buenos Aires.A presença do Jato de Baixos Níveis, aumentará a advecção de ar quente e umidade, para a região. Com modelos colocam altos índices de água precipitável, superiores a 50mm.


Modelo GFS coloca Jato com valores próximos a 90km/h em 850hPa



O HPC alerta para altos volumes de chuva, que em dois dias poderá chegar a 200mm em algumas localidades em projeção do GFS.

---------------------------
NOTE: HEAVY RAINS ARE TO AFFECT THE CENTRAL PROVINCES INARGENTINA/RIO DE LA PLATA BASIN DURING THE NEXT FEW DAYS.ENVIRONMENTAL CONDITIONS ALSO REMAIN FAVORABLE FOR SEVERECONVECTION IN THIS AREA...WITH HIGH RISK ON DAY 01 AND LOW ON DAY02.
---------------------------

O risco de convecção severa é alto nas províncias centrais da Argentina. Em projeções do modelo global americano, CAPE chegaria 2.400j/kg com Lifted em -4, na tarde deste sábado. O modelo brasileiro ETA é mais severo e projeta índices mais altos, como CAPE em 3.000j/kg e Lifted em -6.Pelo modelo americano, a chance de supercélulas não é descartável, apesar de não ser muito grande. Sendo que alguma pode se formar numa linha de instabilidade pré-frontal (squall-line) que é projetada pelo HPC.





A chance de tempo severo na Argentina seguirá ainda no domingo. Com a linha de instabilidade, se deslocando até o sul uruguaio. A frente no entanto avançaria apenas sobre o Uruguai, tendo seu avanço impedido pelo ar quente presente sobre o Rio Grande do Sul.


Continuação da discussão do HPC
-------------------------------



A TROUGH ON THE NORTHERN STREAM MEANDERS ALONG 80W/85W TO 20S.THIS TROUGH IS PRESSING AGAINST A RIDGE TO THE EAST THAT EXTENDSFROM THE WESTERN ATLANTIC TO SOUTHERN/SOUTHEAST BRASIL-MESOPOTAMIA VALLEY IN ARGENTINA. THE TROUGH CONTINUES TO PUSHEAST AGAINST THIS AXIS...WHICH IS FOCUSING THE SHORT WAVE ENERGYACROSS CENTRAL/SOUTHERN CHILE TO ARGENTINA. BY 24-36 HRS ENOUGHENERGY WILL MAKE IT ACROSS THE ANDES TO SUSTAIN HEIGHT FALLS OF75-100GPM. THROUGH 60-84 HRS THE TROUGH IS TO THEN SLOWLY MOVEACROSS THE SOUTHERN CONE TO THE WESTERN ATLANTIC. AT 250 HPA THESUBTROPICAL JET WILL ENTER THE CENTRAL ANDES OF CHILE AT A NEARLYPERPENDICULAR ANGLE...TO THEN CROSS CENTRAL ARGENTINA. THIS WILLFAVOR GENERATION OF LEE SIDE PERTURBATIONS WHILE ALSO SUSTAININGAREAS OF UPPER LEVEL DIVERGENCE. THE DEEP TROUGH PATTERN SUSTAINSA SUBTROPICAL CONNECTION...WITH DEEP MOISTURE CONVERGING ACROSSCHILE BETWEEN TEMUCO-CHILLAN. IN THIS AREA...STRONG TOPOGRAPHICALFORCING WILL COMBINE WITH FAVORABLE JET DYNAMICS IN SUPPORT OFORGANIZED HEAVY CONVECTION. IN THIS AREA EXPECTING RAINFALLMAXIMA OF 50-75MM IN DEEP CONVECTION THROUGH 36 HRS.


FURTHERMORE...AS THE MID/UPPER LEVEL TROUGH ENTERS THECONTINENT...IT WILL INTERACT WITH A SURFACE FRONT THAT MEANDERSACROSS LA PAMPA/BUENOS AIRES PROVINCES IN ARGENTINA-CONCEPCION/TEMUCO CHILE...SUSTAINING CYCLOGENESIS ALONG THISBOUNDARY. THROUGH 24-36 HRS A LOW WILL FORM...WITH CIRCULATION TOOCCLUDE AS IT MOVES OFF THE COAST OF PATAGONIA BY 36-48 HRS. THEDIGGING LOW WILL TIGHTEN THE PRESSURE GRADIENT WHILE FAVORING ASOUTHERLY JET ACROSS PATAGONIA-LA PAMPA IN ARGENTINA. THIS...IN-TURN...WILL INDUCE THE NORTHWARD MODULATION OF THE SURFACE FRONTACROSS BUENOS AIRES PROVINCE-RIO DE LA PLATA BASIN-CORDOBA TOMENDOZA IN ARGENTINA BY 48-60 HRS. THROUGH 72-84 HRS THE FRONTWILL MEANDER NORTH ACROSS URUGUAY-CORDOBA TO NORTHERN MENDOZA...WHERE IT IS TO THEN REMAIN THROUGH 108-120 HRS. AN 850 HPANORTHERLY JET OF 30-35KT ACROSS EASTERN BOLIVIA-PARAGUAY-CENTRALARGENTINA WILL SUSTAIN A WARM/MOIST ADVECTIVE PATTERN...TOCONVERGE ALONG THE ADVANCING FRONT. THE PRECIPITABLE WATERCONTENT ALONG THIS BOUNDARY WILL THEN RAPIDLY INCREASE TO 50-60MMEARLY IN THE CYCLE. HIGH VALUES ARE TO PERSIST ALONG AND NORTH OFTHIS FRONT DURING THE NEXT FEW DAYS...FUELING ORGANIZED DEEPCONVECTION. FAVORABLE UPPER DYNAMICS WILL LEAD TO STRONG/SEVERECONVECTION. ON DAY 01 EXPECTING RAINFALL AMOUNTS OF 60-100MM/DAY...WITH HEAVY RAINS TO THEN PERSIST THROUGH 72-96HRS...WITH DAILY MAXIMA OF 40-80MM.
----------------------------------

Fonte : NOAA, Cptec/Inpe


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Possivel ciclone subtropical na costa do Brasil

Hoje, uma baixa na costa do Brasil começa a se aprofundar e se intensificar ao interagir com uma frente que está sobre o sul do Brasil e Argentina. A baixa não possui no momento um nucleo fechado, porém, alguns modelos mostram a possibilidade de o sistema, ao se intensificar sobre uma área do oceano mais aquecida, adiquirir caracteristicas subtropicais.
Discussão do HPC/NCEP/NOAA

A MID LEVEL TROUGH ON THE NORTHERNSTREAM WILL EVOLVE INTO A CLOSED LOW AS IT MEANDERS OFF THE COAST OF URUGUAY/BUENOS AIRES PROVINCE LATER THIS EVENING. THE LOW/TROUGH IS TO THEN STALL OFF THE COAST. AT LOW LEVELS...A FRONT WILL EXTEND ACROSS SOUTHERN BRASIL- SOUTHEAST PARAGUAY TO NORTHWEST ARGENTINA EARLY IN THECYCLE. THE MID LEVEL LOW WILL INTERACT WITH THIS FRONT...INDUCINGA FRONTAL WAVE OFF THE SOUTHERN COAST OF BRASIL/URUGUAY EARLY INTHE CYCLE. THROUGH 36-48 HRS THIS LOW WILL OCCLUDE AS IT DEEPENS TO A 1006-1008 HPA LOW. 
THERE IS A SLIGHT RISK OF THIS SYSTEM EVOLVINGINTO A SUBTROPICAL CYCLONE AS UPPER LEVEL WIND SHEAR ABATES ANDIT REMAINS OVER WARM SEA SURFACE TEMPERATURES. IF A SUBTROPICALCYCLONE FORMS...OFFICIAL FORECAST WILL BE ISSUED BY THEGOVERNMENTS OF BRASIL

O mosaico da media de temperatura da superficie do mar medida pelo sistema SEVIRI/MSG mostra águas aquecidas na costa do Brasil


O HPC também comenta a possibilidade de convecção profunda que a frente associada a esse sistema pode trazer. É previsto um enfraquecimento dessa frente, que formará um cavado em superficie sobre o sudeste e centro oeste:
THE SURFACE FRONT...MEANWHILE...IS TOMEANDER NORTH ACROSS PARANA-PARAGUAY...TO THEN WEAKEN TO ASURFACE TROUGH AS IT MEANDERS ACROSS SAO PAULO-MATO GROSSO DOSUL-NORTHERN BOLIVIA/RONDONIA IN BRASIL.EXPECTINGSCATTERED DEEP CONVECTION ACROSS THE SOUTHERN STATES OF BRASILEARLY IN THE CYCLE...WITH RAINFALL AMOUNTS OF 20-35MM/DAY.THROUGH 48-60 HRS THIS WILL INCREASE TO 25-50MM/DAY WHILEEXPANDING NORTH ACROSS SAO PAULO-RIO DE JANEIRO AND MATO GROSSODO SUL IN BRASIL. BUT AS THE SYSTEM WEAKENS...EXPECTING MAXIMA TODECREASE TO 15-30MM/DAY BY 72-84 HRS.  

Previsão do HPC:

Sexta-feira 10/02


Fonte: CPTEC e NOAA